Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3632
Autor(es): Flores, Cristine Gabriela de Campos
Casagrande, Cledes Antonio
Título: Educação integral e integradora desde um pensar latino-americano: construção e fundamentos possíveis
Palavras-chave: Educação integral;Saberes indígenas;Pensar Latino-americano
Data do documento: 2023
Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará
Citação: FLORES, C. G. C. ; CASAGRANDE, C. A. Educação integral e integradora desde um pensar latino-americano: construção e fundamentos possíveis. Revista cocar, [S. l.], v. 19, p. 1-21, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7108. Acesso em: 09 nov. 2023
Resumo: Este artigo, de caráter ensaístico, tem como objetivo discutir a proposta de uma educação integrale integradora, fundamentada nopensar latino-americanooriginário. Para tanto, elegemoso pensamento latino-americano como matriz teóricae a hermenêutica como abordagem metodológica.No decorrer do artigo, defendemosque o diálogo da educação com os saberes dos povos ameríndios pode resultar em projetos educacionais que compreendam o ser humano de forma integral e comprometam-se com seu pleno desenvolvimento, conformando uma educação que se ocupa em formar o corpo, a mente e o espírito, bem como oportunizeas experiências necessárias para que o ser humano se realize como pessoa e estruture sentidos para sua própria existência.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Teologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cacasagrande.pdfOpen Access249,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.