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dc.contributor.authorSilveira, Carla Dias da-
dc.date.accessioned2023-10-20T17:20:42Z-
dc.date.available2023-10-20T17:20:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVEIRA, C. D. Cyberbulluing : o poder e violência ligados à educação. 2023. 125 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3606. Acesso em: 20 out. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3606-
dc.description.abstractA presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e faz parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), sendo de natureza qualitativa e exploratória. Adotamos a abordagem hermenêutica para a revisão de fontes históricas, estudos literários e análises documentais, no sentido de investigar em artigos, teses e dissertações do campo da educação, no período de 2017 a 2022, as produções científicas acerca do cyberbullying no ambiente escolar, para estabelecer novas compreensões das violências infiltradas e praticadas nas escolas. As mudanças digitais trouxeram inúmeros benefícios ao cotidiano da vida, entre eles, a ampliação das possibilidades de interação e de socialização através das plataformas virtuais. No entanto, o uso excessivo das redes sociais em diversos cenários, inclusive os educacionais, ainda é um desafio. Partimos, então, do seguinte problema de pesquisa: Quais são os desafios atuais da educação diante do cyberbullying? Para darmos conta deste fio condutor do estudo, buscamos compreender por meio do estado da arte, da análise documental e da pesquisa teórica as violências engendradas nas redes sociais e capturadas pelas telas digitais dos estudantes, identificando como elas repercutem no meio educacional. Os rastros de pesquisas no âmbito da educação revelaram as principais tendências teórico-práticas, dando visibilidade aos debates acerca do cyberbullying nas escolas. Também, apontamos algumas medidas preventivas às violências verbais, conflitos agressivos e discursos de ódio no desfecho das relações propagadas nas plataformas digitais. Ao considerarmos as legislações, bem como os documentos da Unesco (2019, 2022), as obras de Manuel Castells (2003), no tocante às plataformas sociais, Pierre Lévy (1999) e Paula Sibilia (2012), que inspiraram as discussões acerca da cultura digital na escola, Antônio Álvaro Soares Zuin (2017) que dialoga sobre o cyberbullying e Bauman (2007), exploramos toda a complexidade e controvérsias acerca do cyberbullying e da violência escolar. A partir desses diálogos do cyberbullying em situações contemporâneas e de suas implicações no ambiente escolar, concluímos que o clímax está em trabalhar as inter-relações sensíveis da violência no cotidiano da vida, prevenindo as violências nas escolas, o silencioso ódio agressivo, destrutivo, de alto nível tecnológico em plataformas digitais, para a defesa de narrativas de reconhecimento do outro em processos de humanização das relações, algo ainda muito escasso no país e que demanda novas propostas na coletividade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Access-
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCyberbullyingpt_BR
dc.titleCyberbulluing : o poder e violência ligados à educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorConte, Elaine-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação-
dc.publisher.countryBR-
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