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http://hdl.handle.net/11690/3507
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bohn, Lilian | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T17:31:54Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T17:31:54Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | BOHN, L. “As cinco linguagens do amor das crianças” e educação: contribuições das perspectivas de Chapman e Campbell para a formação docente. 2022. 155 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3507. Acesso em: 04 maio 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3507 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação é o relatório de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória, voltada à formação de docentes. O estudo insere-se na Linha de Pesquisa 1 – Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Unilasalle. A pergunta – entendendo o amor como elemento pedagógico, que contribuição prática, para a formação de professores, pode-se obter ao colocar-se o pensamento teórico de La Salle e de Maslow em diálogo com o pensamento prático de Chapman e de Campbell – define o objetivo geral. Como objetivos específicos, pretende-se apresentar os pressupostos do amor na visão de Chapman e Campbell, na de La Salle e na de Maslow; e buscar identificar possíveis diálogos entre as ideias desses quatro autores acerca do amor, para daí inferir um possível contributo dos estudos de Chapman e Campbell para a formação docente. Um relato parcial de atividade, em Chapman, conduzida por esta pesquisadora, está na base da motivação deste estudo. A coleta de dados deu-se por pesquisa bibliográfica. A análise dos dados está feita na perspectiva hermenêutica de Gadamer. O corpus investigativo constitui- se de uma obra de Chapman em coautoria com Campbell. O estudo parte do entendimento do amor como elemento que deve estar na base da educação de crianças e adolescentes – na formal, por La Salle e por Maslow; na informal, por Chapman e Campbell. A norma lassalista – o docente dever amar os alunos, à luz do amor fraterno, e, o postulado maslowniano – o amor é uma necessidade humana que deve ser satisfeita, na perspectiva do amor altruísta, têm um viés deveras teórico – em relação ao “como” expressar esse amor e “em que consiste” esse tipo de amor. Chapman e Campbell defendem o tipo de amor que a criança necessita receber – amor incondicional, e diferentes modos práticos de expressá-lo, por meio das "cinco linguagens do amor das crianças”. Como resultado, apresentam-se alguns macro diálogos entre as ideias de Chapman e Campbell e as de La Salle – quatro, e as de Maslow – dez. Baseando-se nessas interlocuções, infere-se que os saberes teórico-práticos de Chapman e Campbell, acerca do amor, podem contribuir na/para a formação da dimensão psicossocial de docentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Amor | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | “As cinco linguagens do amor das crianças” e educação: contribuições das perspectivas de Chapman e Campbell para a formação docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Trezzi, Clóvis | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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