Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3270| Authors: | Trezzi, Clóvis Pauly, Evaldo Luis Tagliavini, João Virgílio |
| Title: | “A gente quer inteiro e não pela metade”: Paradigmas estéticos para a educação pública brasileira. |
| Keywords: | Experiência estética;La Salle;Inclusão;Exclusão;Universalização da educação |
| Issue Date: | 2022 |
| Publisher: | Escola de Humanidades da PUCRS |
| Citation: | TREZZI, C.; PAULY, E. L.; TAGLIAVINI, J. V. “A gente quer inteiro e não pela metade”: Paradigmas estéticos para a educação pública brasileira. Educação, v. 45, n. 1, p. e34535, 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/34535. Acesso em: 12 set. 2022. |
| Abstract: | Este estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem por objetivo fazer uma relação entre a pedagogia de João Batista La Salle (1651-1719), desenvolvida entre os séculos XVII e XVIII, e a educação brasileira do século XXI na perspectiva da ética de inclusão. Discute-se a contribuição do modelo pedagógico da Escola Cristã, nome dado por La Salle às suas escolas, para a educação brasileira contemporânea. O principal texto de referência para esta pesquisa é o Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle. A partir dele, são analisados relatórios que mostram a realidade educacional do Brasil na última década. Realizando uma crítica às políticas educacionais brasileiras, busca-se uma saída para garantir o real e integral direito à educação de qualidade, preconizado pela legislação brasileira. Conclui-se que esta saída passa pela compreensão, já existente de maneira intuitiva na pedagogia de La Salle, de que universalizar o acesso à educação é mais do que apenas oferecer vagas para todos nas escolas, mas garantir uma escola na qual todos os elementos que a compõem estejam em íntima relação com o ser humano que nela está. |
| Appears in Collections: | Artigo de Periódico (História) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ctrezzi.pdf | Open Access | 336,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.