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http://hdl.handle.net/11690/3124
Autor(es): | Backes, Luciana Carneiro, Eduardo Lorini |
Título: | Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos. |
Palavras-chave: | Artefato;Ciberespaço;Game studies;Jogos eletrônicos |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade de Caxias do Sul |
Citação: | CARNEIRO, E. L.; BACKES, L. Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos. Antares: Letras e Humanidades, Caxias do Sul, RS, v. 12, n.º 28, p. 293-312, 2020. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9054/4477. Acesso em: 02 hun. 2022. |
Resumo: | Os jogos eletrônicos fazem parte da cultura social. Neste artigo, identificamos as características destes jogos a partir de uma pesquisa-ação realizada em contexto educacional, verificando neles a atribuição do conceito de artefato conforme Rabardel (1995), refletindo sobre a seguinte problemática: quais as características dos jogos eletrônicos que potencializam neles a condição de artefatos? Assim, conceituamos artefato e contextualizamos as características de interatividade, ludicidade, imersão e ação cognitiva nos jogos eletrônicos a partir de três jogos utilizados por estudantes do ensino fundamental. Concluímos com a identificação de que tais características desenvolvem a ação cognitiva dos jogadores em diferentes tempos e espaços na narrativa, configurando os jogos eletrônicos como artefatos. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
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