Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2968
Autor(es): | Felicetti, Vera Lucia Silva, Gabriele Bonotto Pereira, Marcelo Almeida de Camargo |
Título: | Definição de objetivos instrucionais de aprendizagem: uma proposta sob o olhar das competências. |
Palavras-chave: | Competências e habilidades;Objetivos instrucionais;Taxonomia de Bloom |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia |
Citação: | PEREIRA, M. A. C.; SILVA, G. B.; FELICETTI, V. L. Definição de objetivos instrucionais de aprendizagem: uma proposta sob o olhar das competências. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, BA, v. 15, n.º 33, p. 517-537, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5302/3987. Acesso em: 17 maio 2022. |
Resumo: | O presente artigo trata do ensino por competências e apresenta uma proposta de definição dos objetivos instrucionais relativos a essa prática em um polo de educação numa Universidade Corporativa (UC) de empresa pública federal. Realizou-se pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se como referência teórica a Taxonomia de Bloom revisada e os conceitos de competências, habilidades e atitudes, de forma articulada. Apresenta uma proposta metodológica para o desenvolvimento dos discentes baseada nas etapas taxonômicas: lembrar, entender, aplicar, analisar, sintetizar e criar e no uso de situações-problema. O trabalho revela que essa é uma construção desafiadora e que surge como ponto de partida para um novo olhar sobre a prática docente, aplicável a quaisquer esferas educacionais da educação superior. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
vlfelicetti.pdf | Open Access | 573,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.