Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2845
Autor(es): | Jung, Hildegard Susana Fossatti, Paulo Kerbes, Aureo Silva, Louise Quadros da |
Título: | Perfil do gestor do século XXI: competências para a gestão inovadora de escolas particulares |
Palavras-chave: | Perfil do gestor no século XXI;Competências;Escola Particular;Gestão escolar inovadora |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Competência: Revista da Educação Superior do Senac/RS |
Citação: | SILVA, L. Q. et al. Perfil do gestor do século XXI: competências para a gestão inovadora de escolas particulares. Competência: Revista da Educação Superior do Senac/RS, Porto Alegre/RS, v. 13, n.º 1, p. 53-61, 2020. Disponível em: http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/710/418. Acesso em: 10 maio 2022. |
Resumo: | Este estudo se refere ao perfil de gestores em escolas particulares de Educação Básica no século XXI. Com o objetivo de verificar as competências necessárias para o gestor de escola particular deste século, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir de artigos, dissertações, teses e livros. Como principal resultado apontam-se para o gestor como profissional flexível e atento às mudanças sociais. Além disso, encontraram-se oito competências necessárias para um bom gestor do século XXI, a saber: a) Professor; b) Político; c) Inovador e empreendedor; d) Coordenador do trabalho pedagógico; e) Administrador material da escola; f) Planejamento estratégico; g) Liderança; e h) Personalidade segura, flexível e aberta ao diálogo. Concluí-se que a principal característica necessária ao gestor de escola particular no século XXI que busca um trabalho inovador, consiste na flexibilidade para saber lidar com as diversidades que surgem em meio a sua jornada. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 269,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.