Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2833
Authors: | Jung, Hildegard Susana Duarte, José Lucas Marques Silva, Louise de Quadros da |
Title: | Desenvolvimento da autonomia discente: implicações no currículo |
Keywords: | Currículo;Curso de pedagogia;Autonomia docente |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Revista Humanidades & Inovação |
Citation: | JUNG, H. S.; DUARTE, J. L. M.; SILVA, L. Q. Desenvolvimento da autonomia discente: implicações no currículo. Revista Humanidades & Inovação, Palmas/TO, v. 7, n.º 8, p. 244-257, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/03885479010/Downloads/2126-Texto% 20do% 20artigo-10051-1-10-20200522.pdf. Acesso em: 10 maio 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura referente ao incentivo à autonomia e ao protagonismo do discente, a partir do currículo. Para tal, realizamos um estudo qualitativo, considerando as orientações de Laurence Bardin, desde as primeiras leituras até a análise e inferência dos resultados da pesquisa. Dentre os principais resultados destacamos sobre o currículo: Possui marcas multirreferenciais que acentuam o seu caráter dinâmico e interativo; Precisa levar em consideração as características dos indivíduos, concedendo o protagonismo destes no respectivo desenvolvimento formativo; e, por fim, entendemos que o currículo que leva à autonomia precisa pautarse no diálogo e na formação do pensamento crítico. Dessa maneira, indicamos como considerações finais que os estudos curriculares se recobrem de certa complexidade no contexto contemporâneo, e carecem de ser abordados e considerados no núcleo das ciências da educação e das ciências sociais. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 307,66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.