Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2784
Authors: Conte, Elaine
Silva, Jeverson da
Title: Uma experiência de tecnologia assistiva com deficientes visuais [capítulo de livro]
Keywords: Deficiência visual;Ensino de ciência;Biologia;Aula texturizada
Issue Date: 2019
Publisher: Pimenta Cultural
Citation: SILVA, J. ; CONTE, E. Uma experiência de tecnologia assistiva com deficientes visuais. In: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. (org.). As Tecnologias na Educação: (re)pensando seus sentidos tecnopoiéticos. 1. ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p. 241-262.Disponível em: https://www.pimentacultural.com/tecnologias-educacao. Acesso em: 29 abr. 2022.
Abstract: O presente estudo trata de um tema comum às dinâmicas curriculares das escolas públicas que é o trabalho pedagógico com os conteúdos de biologia celular. No entanto, há nesse debate uma carência significativa de informações por parte dos próprios profissionais que trabalham nesse campo, em relação aos materiais didáticos de apoio para atuar com estudantes que possuem deficiência visual. Essas lacunas somadas ao despreparo profissional dificultam e perturbam as condições de possibilidade à aprendizagem dos estudantes que necessitam de instrumentos culturais adaptados e tecnologia assistiva, elaborados por meio de materiais concretos ou áudio, tátil e olfativo. Portanto, tem-se como objetivo geral promover a inclusão dos educandos que possuem esse tipo de deficiência, repensando a recepção e a concepção de materiais que facilitem o ensino de biologia. Apresenta-se o método tátil que auxilia na visualização das estruturas celulares com materiais tridimensionais e com o uso de legenda em braille para indicar os nomes das estruturas celulares tridimensionais. Contudo, há nesse estudo a tentativa de avaliação dessas experiências de ensino para justificar o grau de evolução de aprendizagem que a produção desse trabalho texturizado causa nos estudantes, juntamente com os impactos à formação profissional.
Appears in Collections:Capítulo de Livro (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access591,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.