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http://hdl.handle.net/11690/2711
Autor(es): | Conte, Elaine Santos, Cristiele Borges dos Habowski, Adilson Cristiano |
Título: | Pedagogia das imagens na educação infantil: mini-histórias e a documentação pedagógica |
Palavras-chave: | Mini-histórias;Educação infantil;Imagens;Documentação pedagógica |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Educação em Perspectiva |
Citação: | SANTOS, C. B. dos; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Pedagogia das imagens na educação infantil: mini-histórias e a documentação pedagógica. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8127. Acesso em: 08 abr. 2022. |
Resumo: | O presente estudo caracterizado de pesquisa-formação foi realizado com crianças e educadoras em uma escola municipal de Educação Infantil, de Novo Hamburgo/RS. Por meio de argumentações, o caráter cooperativo desse trabalho buscou esclarecer de que forma a construção de saberes na Educação Infantil é desenvolvida e potencializada em práticas narradas pelas imagens e textos, no jogo comunicativo de mini histórias. Ao debater sobre as mini histórias como espaço de jogo à construção de uma Pedagogia das imagens culturais e à apropriação de sentido das diferentes linguagens produzidas nas interações infantis, concluímos que os registros visibilizam as intercomunicações e os vínculos formativos para a criação de conhecimentos das crianças e para a elaboração da documentação pedagógica. As mini histórias carregam marcas de diferentes ações performatizadas por imagens, apoiando as relações no círculo dos participantes, materializando formas de agir no mundo à auto compreensão das crianças. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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