Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2705
Authors: | Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano Pugens, Natália de Borba |
Title: | Pedagogia científica na educação infantil: pressupostos montessorianos |
Keywords: | Educação infantil;Método Montessori;Pedagogia científica |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Revista de Educação e Letras |
Citation: | PUGENS, N. DE B.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Pedagogia científica na educação infantil: pressupostos montessorianos. Revista Intersaberes, [S.l.], v. 13, n. 29, p. 354-368, 2019. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1379. Acesso em: 08 abr. 2022. |
Abstract: | O texto analisa a Educação Infantil em tempos contemporâneos, almejando refletir acerca dos desafios e dificuldades encontradas nessa área, tendo como pressupostos os estudos desafiadores de Maria Montessori (1870-1952). Observamos que há uma desvalorização dos profissionais que atuam na Educação Infantil, cuja percepção advém das próprias políticas públicas, as quais não exigem o ensino superior como titulação mínima para o exercício da docência. A pesquisa é projetada na seguinte indagação: Quais são os pressupostos e limites para que se realize a Pedagogia científica na Educação Infantil? Concluímos que em meio aos paradoxos e ambiguidades da Educação Infantil, é necessário lançarmos um olhar retrospectivo para compreender e desafiar a formação humana na atualidade. Contudo, o ponto mais importante do método montessoriano é a possibilidade criada de potencializar a formação e a evolução da criança, como forma de reconstrução transformadora de práticas educativas, alicerçadas na autorreflexão crítica e na autoeducação científica. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 221,11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.