Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2704
Authors: | Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano Rios, Míriam Benites Inácio, Cláudia de Oliveira |
Title: | Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes |
Keywords: | Criança;Tecnologias;Educação;Cultura de infância;Mediação |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Revista de Educação e Letras |
Citation: | INACIO, C. O.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; RIOS, M. B. Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes. TEXTURA - Revista de Educação e Letras, Canoas, RS, v. 21, p. 37-58, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4542. Acesso em: 08 abr. 2022 |
Abstract: | O estudo de abordagem hermenêutica aponta discussões e análises relativas à presença e aos usos das tecnologias nas relações escolares e no campo da educação, tendo em vista que os reflexos dessa intensa presença tecnológica na infância revelam dimensões de uma geração que nasce hiperestimulada e que não pode ser ignorada. Nesse sentido, é preciso favorecer a produção de conhecimentos por meio de ações e criações tecnológicas repensadas em práticas pedagógicas interpessoais, estimulando novas relações aprendentes. Concluímos que os artefatos tecnológicos podem potencializar a expressão e a comunicação entre as crianças, desde que sejam utilizadas e orientadas por adultos, de forma interativa e sensível. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 270,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.