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http://hdl.handle.net/11690/2700| Authors: | Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano |
| Title: | O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica |
| Keywords: | Agir comunicativo;Tecnologias digitais;Educação |
| Issue Date: | 2019 |
| Publisher: | Educação e Sociedade |
| Citation: | CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 40, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/rwp87Z3c85KpQgCqvmfd9gy/?lang=pt. Acesso em: 08 abr. 2022. |
| Abstract: | Ao considerar a importância da abertura à experiência comunicativa na educação e na sociedade hiperestimulada pelas tecnologias, o estudo de bases hermenêuticas objetiva repensar a práxis pedagógica, mobilizando, por meio de pesquisas habermasianas, as possibilidades de interconexões formativas com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Para tanto, Habermas traz questões que denunciam as falsas fronteiras do conhecimento e os potenciais do agir comunicativo nas interfaces educacionais para resistir à razão técnica, à pedagogização, às simplificações e visões estreitas de mundo. Concluímos que a interdependência linguística pode renovar as formas de ensinar e de aprender geradas pelas tecnologias, abrindo canais reflexivos para superar narrativas vazias e monológicas. |
| Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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