Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2634
Autor(es): | Conte, Elaine Costa, Fernanda Roth da Filha, Bernadeth Vital Avelino |
Título: | O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos |
Palavras-chave: | Observação;Cotidiano escolar;Práxis pedagógica |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | TEXTURA - Revista de Educação e Letras |
Citação: | CONTE, E.; COSTA, F. R.; AVELINO FILHA, B. V. O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos. TEXTURA - Revista de Educação e Letras, Canoas, v. 24, p. 145-161, 2022. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6778. Acesso em: 23 fev. 2022. |
Resumo: | O estudo etnográfico tem como objetivo compreender o cotidiano escolar sob o ponto de vista dos acadêmicos de diferentes cursos de licenciatura de Canoas/RS. Trata-se de uma investigação coletiva desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos de uma universidade comunitária. A partir de um roteiro preestabelecido, objetivou-se a análise do Projeto Político Pedagógico, do planejamento adotado pelos professores, bem como identificar os modelos educativos vigentes e as rotinas escolares. Com base nos relatos foi possível discutir as mudanças na práxis educativa por meio do engajamento e do reconhecimento dos contextos, rearticulando o ensino e a pesquisa ao exercício de formação profissional. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 191,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.