Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2634
Autor(es): Conte, Elaine
Costa, Fernanda Roth da
Filha, Bernadeth Vital Avelino
Título: O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos
Palavras-chave: Observação;Cotidiano escolar;Práxis pedagógica
Data do documento: 2022
Editor: TEXTURA - Revista de Educação e Letras
Citação: CONTE, E.; COSTA, F. R.; AVELINO FILHA, B. V. O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos. TEXTURA - Revista de Educação e Letras, Canoas, v. 24, p. 145-161, 2022. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6778. Acesso em: 23 fev. 2022.
Resumo: O estudo etnográfico tem como objetivo compreender o cotidiano escolar sob o ponto de vista dos acadêmicos de diferentes cursos de licenciatura de Canoas/RS. Trata-se de uma investigação coletiva desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos de uma universidade comunitária. A partir de um roteiro preestabelecido, objetivou-se a análise do Projeto Político Pedagógico, do planejamento adotado pelos professores, bem como identificar os modelos educativos vigentes e as rotinas escolares. Com base nos relatos foi possível discutir as mudanças na práxis educativa por meio do engajamento e do reconhecimento dos contextos, rearticulando o ensino e a pesquisa ao exercício de formação profissional.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access191,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.