Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1469
Authors: Cademartori, Daniela Mesquita Leutchuk de
Cademartori, Sérgio Urquhart de
Luz, Marlise da Rosa
Title: Da democracia no capitalismo ao seu modelo normativo: da abordagem descritiva de Schumpeter à análise prescritiva de Ferrajoli
Keywords: Democracia;Ferrajoli;Schumpeter
Issue Date: 2020
Publisher: Justiça do Direito
Citation: CADEMARTORI, D. M. L.; CADEMARTORI, S. U. Da democracia no capitalismo ao seu modelo normativo: da abordagem descritiva de Schumpeter à análise prescritiva de Ferrajoli. Justiça do Direito, v. 34, n. 2, p. 296-328, Mai./Ago. 2020. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rjd/article/view/11545/114115438. Acesso em: 14 maio 2021.
Abstract: Este artigo revisita o modelo democrático a partir de duas abordagens: aquela descritiva de Schumpeter e, que a redefine a partir da realidade concreta do capitalismo perante a qual o autor se defronta, e a prescritiva de Ferrajoli, que propõe um modelo a partir de suas afinidades com valores e institutos civilizatórios, com vistas à superação dos impasses nos quais essa forma de governo se encontra atualmente. Assim, aborda o conceito descritivo da democracia elaborado por Schumpeter, bem como a redefinição que o mesmo opera sobre aquela. Posteriormente, o artigo dirige sua atenção sobre as Teorias do Direito e da Política elaboradas por Luigi Ferrajoli, para examinar o seu modelo normativo de democracia, a partir das suas conexões com outras categorias. A trajetória metodológica é qualitativa, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica como forma de coleta de dados.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo 2 _ Justiça do Direito.pdf341,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.