Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1441
Authors: Inamine, Marciane Blume
Title: Construção de materiais didáticos interdisciplinares por alunos da educação básica: experiência a partir de memórias e trajetória do professor Henrique Roolaart
Keywords: Memória social;Interdisciplinaridade;Educação matemática
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade La Salle
Citation: INAMINE, Marciane Blume. Construção de materiais didáticos interdisciplinares por alunos da educação básica: experiência a partir de memórias e trajetória do professor Henrique Roolaart. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1441.Acesso em: 20 jan. 2021.
Abstract: O presente trabalho tem como tema a trajetória de professores de educação básica, no qual se propõe investigar, junto a professores de matemática, desafios encontrados durante a docência, a forma como motivam e orientam seus alunos na resolução de problemas de caráter lógico, bem como, suas memórias e metodologias adotadas para desmistificar a visão de alta complexidade que muitos alunos possuem com relação a esse componente curricular. Para tal, foram levantadas as seguintes questões: o que leva uma pessoa a ser professor/a de matemática? Quais são/foram suas estratégias e ações pedagógicas para motivar alunos para aprender? Como esses alunos poderão atualizar esses recursos educacionais para torná-los mais agradáveis e divertidos? Ao iniciar estas reflexões, um professor de matemática da cidade de Estrela foi considerado como possível inspiração para alunos e professores: Henrique Roolaart. A partir destas inquietações e dessa escolha, foi definido como objetivo geral: utilizar registros da história de vida de um professor de matemática como subsídios para prática didático-pedagógica interdisciplinar, desmistificando a visão da alta complexidade que muitos alunos possuem em relação ao componente curricular de Matemática. E, para viabilizar a efetivação deste objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: articular os conceitos de memória e ensino matemático na construção das narrativas sobre o professor de matemática; propor uma metodologia para construção coletiva de um e-book para fins didáticos; mobilizar os alunos do 9o ano na construção de um e-book que possa ser usado com fins didáticos a partir de uma articulação de conceitos matemáticos e histórias de vida de um professor de matemática. A pesquisa envolveu leituras e revisão teórica, bem como a montagem de materiais para entrevistas, entrevistas com familiares e ex-alunos do professor, desenvolvimento do caderno de campo e da criação coletiva de um e-book através da história de vida do professor Henrique Roolaart. Assim, o produto técnico reúne atividades de matemática que podem ser usadas com fins didáticos com o intuito de desmistificar a visão da alta complexidade que muitos alunos possuem em relação a esse componente curricular tendo por base a discussão sobre registros de memória de professores de matemática. Além do produto proposto, considera-se que a metodologia utilizada na construção do livro, que envolveu professores de diferentes disciplinas, pode servir de base para novas propostas e projetos similares.
metadata.dc.contributor.advisor: Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Appears in Collections:Dissertação (PPGMSBC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mbinamine.pdf4,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.