Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1429
Autor(es): Branco, Patricia
Título: Cartografando memórias de uma prática educativa integral: analisando a experiência de meditação e yoga no colégio Santo Antônio, para além do conhecer, o conhecer-se
Palavras-chave: Educação e currículo;Memória;Cartografia;Práticas meditativas;Yoga
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: BRANCO, Patricia. Cartografando memórias de uma prática educativa integral: analisando a experiência de meditação e yoga no colégio Santo Antônio, para além do conhecer, o conhecer-se. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1429. Acesso em: 17 nov. 2020.
Resumo: A presente Dissertação traz a reflexão das questões sociais que repercutem nas escolas: o mundo reinventa-se em grande velocidade trazendo dificuldades, necessidades e possibilidades. Diante disto, a problemática trazida para estudo consiste na seguinte questão: Como são construídas e evidenciadas as práticas meditativas e de Yoga, incluídas no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Antônio de Estrela, a partir das memórias dos docentes, pais e exalunos? O Colégio Santo Antônio de Estrela contempla em seu currículo a prática meditativa e de Yoga para as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando desenvolvê-las integralmente (emoção e cognição). O objetivo geral deste trabalho é Cartografar as memórias e evidências da prática meditativa e de Yoga incluídas no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Santo Antônio de Estrela, a partir das memórias coletivas dos docentes, pais e ex-alunos. Foram estabelecidos objetivos específicos como: a) Contextualizar a inserção da prática meditativa e de Yoga no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Santo Antônio; b) Recuperar e cartografar as evidências memoriais da prática meditativa e de Yoga no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Santo Antônio, com pais e ex-alunos. A pesquisa qualitativa, através de estudo de caso, procurou atender o objetivo proposto, utilizando o método da cartografia. A trajetória da prática meditativa e de Yoga foi evidenciada e a pesquisa teve como resultados principais: o reconhecimento e importância desta prática que auxilia no desenvolvimento socioemocional dos educandos, promovendo a educação integral; a evidência de que trata-se de um recurso eficiente para a saúde mental e física, porém, não é hábito dentre a maioria dos entrevistados; a prática poderia ser ampliada atendendo os demais níveis do ensino do Colégio Santo Antônio. Este estudo insere-se na linha de pesquisa de Memória, Cultura e Identidade, trazendo a reflexão sobre a prática meditativa e de Yoga. O produto técnico como resultado da dissertação de mestrado é a produção de um Documentário, intitulado “Para além do conhecer, o conhecer-se”, disponibilizado em Plataforma Digital Youtube (https://youtu.be/9--FTYqKkh8). Este documentário explicita os benefícios do exercício da meditação diária em sala de aula e a vivência da Yoga no Colégio Santo Antônio de Estrela. Apresenta relatos dos envolvidos, memórias de ex-alunos, trajetória desta prática curricular de grande potencial para a construção da identidade do ser humano, visando, através da educação socioemocional, seu desenvolvimento integral inspirando e encorajando professores e escolas a transformar o currículo, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa e fraterna, de paz e bem evidenciando o Carisma Franciscano.
Orientador(es): Telles, Tamara Cecília Karaweixzyk
Coorientador(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pbranco.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.