Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1429
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Branco, Patricia | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-17T16:44:33Z | - |
dc.date.available | 2020-11-17T16:44:33Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BRANCO, Patricia. Cartografando memórias de uma prática educativa integral: analisando a experiência de meditação e yoga no colégio Santo Antônio, para além do conhecer, o conhecer-se. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1429. Acesso em: 17 nov. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1429 | - |
dc.description.abstract | A presente Dissertação traz a reflexão das questões sociais que repercutem nas escolas: o mundo reinventa-se em grande velocidade trazendo dificuldades, necessidades e possibilidades. Diante disto, a problemática trazida para estudo consiste na seguinte questão: Como são construídas e evidenciadas as práticas meditativas e de Yoga, incluídas no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Antônio de Estrela, a partir das memórias dos docentes, pais e exalunos? O Colégio Santo Antônio de Estrela contempla em seu currículo a prática meditativa e de Yoga para as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando desenvolvê-las integralmente (emoção e cognição). O objetivo geral deste trabalho é Cartografar as memórias e evidências da prática meditativa e de Yoga incluídas no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Santo Antônio de Estrela, a partir das memórias coletivas dos docentes, pais e ex-alunos. Foram estabelecidos objetivos específicos como: a) Contextualizar a inserção da prática meditativa e de Yoga no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Santo Antônio; b) Recuperar e cartografar as evidências memoriais da prática meditativa e de Yoga no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Santo Antônio, com pais e ex-alunos. A pesquisa qualitativa, através de estudo de caso, procurou atender o objetivo proposto, utilizando o método da cartografia. A trajetória da prática meditativa e de Yoga foi evidenciada e a pesquisa teve como resultados principais: o reconhecimento e importância desta prática que auxilia no desenvolvimento socioemocional dos educandos, promovendo a educação integral; a evidência de que trata-se de um recurso eficiente para a saúde mental e física, porém, não é hábito dentre a maioria dos entrevistados; a prática poderia ser ampliada atendendo os demais níveis do ensino do Colégio Santo Antônio. Este estudo insere-se na linha de pesquisa de Memória, Cultura e Identidade, trazendo a reflexão sobre a prática meditativa e de Yoga. O produto técnico como resultado da dissertação de mestrado é a produção de um Documentário, intitulado “Para além do conhecer, o conhecer-se”, disponibilizado em Plataforma Digital Youtube (https://youtu.be/9--FTYqKkh8). Este documentário explicita os benefícios do exercício da meditação diária em sala de aula e a vivência da Yoga no Colégio Santo Antônio de Estrela. Apresenta relatos dos envolvidos, memórias de ex-alunos, trajetória desta prática curricular de grande potencial para a construção da identidade do ser humano, visando, através da educação socioemocional, seu desenvolvimento integral inspirando e encorajando professores e escolas a transformar o currículo, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa e fraterna, de paz e bem evidenciando o Carisma Franciscano. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Educação e currículo | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Práticas meditativas | pt_BR |
dc.subject | Yoga | pt_BR |
dc.title | Cartografando memórias de uma prática educativa integral: analisando a experiência de meditação e yoga no colégio Santo Antônio, para além do conhecer, o conhecer-se | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Telles, Tamara Cecília Karaweixzyk | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas/RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC) | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Rosa, Lúcia Regina Lucas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
pbranco.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.