Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1241
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dc.contributor.authorFuchs, Henri Luizpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-28T17:02:34Z-
dc.date.available2019-11-28T17:02:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1241-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo analisar o processo histórico da Educação Brasileira nas políticas educacionais, a partir do componente curricular Ensino Religioso à luz da laicidade. O método dialético constitui a base para o desenvolvimento da pesquisa. A relação IgrejaEstado na perspectiva da laicidade, a inclusão do Ensino Religioso nas políticas educacionais a partir da legislação vigente, bem como a fundamentação que caracteriza esse componente curricular e área de conhecimento foram refletidos no trabalho. As relações Igreja-Estado foram analisadas a partir das políticas educacionais implantadas nas propostas curriculares para o Ensino Religioso dos Estados de Santa Catarina e Goiás. A metodologia dialética adotada na pesquisa é apresentada com o objetivo de descrever o processo de construção da dissertação. Os estudos realizados possibilitaram a compreensão de que as políticas educacionais são construídas a partir das contradições existentes da sociedade e que, de acordo com o contexto e os sujeitos envolvidos, as políticas educacionais produzem indicativos diferentes de ação e intervenção na realidade. No caso específico do Ensino Religioso, nos dois casos analisados, pode-se perceber que as concepções que sustentam a inserção do componente curricular e área de conhecimento possuem aproximações na medida em que se apóiam na legislação da educação brasileira, mas as políticas educacionais resultaram em perspectivas diferentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleAs políticas educacionais e o currículo a partir do Ensino Religiosopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Gilberto Ferreirapt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
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