Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTartarotti, Luciane Escobarpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-06T19:05:18Z-
dc.date.available2019-11-06T19:05:18Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1231-
dc.description.abstractA pesquisa, tipo Estudo de Caso, insere- se na linha de pesquisa “Formação de professores, teorias e práticas educativas” do Curso Mestrado em Educação. Teve como foco investigativo “Quais são as concepções sobre o ensino de Ciências e as interfaces com as práticas educativas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada em Canoas, RS?” O campo empírico é uma escola pertencente à Rede Estadual de Ensino localizada no Bairro Guajuviras, na cidade de Canoas (Rio Grande dos Sul). Os sujeitos participantes do estudo são as professoras que atuam nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados através dos seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada e observação das aulas de Ciências. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdos. Os achados do estudo possibilitam inferir que as práticas educativas relacionadas ao ensino de Ciências nos quatro primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental da escola investigada necessitam ser aprimoradas principalmente no que se refere ao planejamento das aulas e à metodologia adotada pelas professoras. Almeja-se que as reflexões apresentadas nesta pesquisa possam contribuir para o aprimoramento das práticas educativas na escola em foco e também sinalizar para indicadores a serem considerados na formação inicial do professor que exercerá a docência nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational practicesen
dc.subjectEarly years of elementary schoolen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfabetização em ciências.pt_BR
dc.subjectEnsino de ciências, Canoas-RSpt_BR
dc.titleO ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções e práticas educativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorDirléia Fanfa Sarmentopt_BR
dc.degree.localCanoas-RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
letartarotti.pdf329,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.