Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1133
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dc.contributor.authorTeixeira, Elisabete de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-02-26T21:12:17Z-
dc.date.available2019-02-26T21:12:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1133-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como temática investigativa buscar pistas sobre a educação para o olhar, assim como, a formação estética daquele que olha, a partir de produções fotográficas criadas pelos acadêmicos de fotografia e compartilhadas na mídia social Facebook. Tal temática é relevante no contexto dos estudos desenvolvidos na linha de pesquisa “Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle e o COTEDIC. O problema de investigação se apresenta do seguinte modo: Quais são as pistas sinalizadas pelos sujeitos participantes, por intermédio da utilização da rede social - Facebook - na educação para o olhar e na formação estética desses estudantes? Objetivando refletir sobre as possíveis pistas das imagens construídas e compartilhadas na mídia social como efeito da formação estética para a construção da educação para o olhar. Assim, esta Tese é desenvolvida por meio de estudo de caso, utilizando múltiplas fontes de dados que colaboram com o papel do pesquisador, pautados numa atuação crítica. A metodologia para análise de dados foi realizada por intermédio da teoria semiótica a partir das imagens e narrativas compartilhadas na rede. A cientista percorre seu caminho debruçada nas contribuições teóricas de Maffesoli, Santaella, Pierce, Fazenda, Cardoso, Goffman, Primo, Morin, Benjamin, Lévy, Lemos, Castells, Recuero entre outros para desenvolver as análises das pistas encontradas nos percursos da educação para o olhar, da formação estética e das redes sociais compartilhadas pelos acadêmicos do curso de fotografia. Articulando saberes em uma perspectiva interdisciplinar, atividades conectadas pelo espaço acadêmico e pelo grupo que instauraram diversas formas de comunicação e interação, conduzindo a reflexão, coleta e realização das análises semióticas de suas construções imagéticas. Na relação entre as experiências, vivências, convivências e conteúdos se deu a construção do conhecimento, ocorrendo a ampliação no processo criativo, desenvolveram novas maneiras de perceber, ver, olhar, sentir, significar e representar cada novo olhar. Desempenharam um papel relevante no processo educativo como aprendentes e protagonistas, compartilhando experiências que contribuíram para a construção do conhecimento. Atribuindo condições favoráveis à reflexão sobre uma educação acima da técnica como captura formativa, construíram representações de sujeitos/atores/coatores/narradores e pesquisadora, sensibilizados para olhar, criar e imaginar pelo olhar em comunhão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUnilasallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação para o olharpt_BR
dc.subjectFormação estéticapt_BR
dc.subjectFotografiaspt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.titleEducação para o olhar e a formação estética: reflexões a partir do uso da rede social pelos acadêmicos do curso de fotografiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorBackes, Lucianapt_BR
dc.degree.localCanoas - RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de PósGraduação em Educação - PPGEdupt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.contributor.advisorcoRatto, Cleber Gibbonpt_BR
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