Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1037
Título: A educação superior na formação do professor em exercício na educação básica pública: um estudo de caso do benefício do Prouni
Autor(es): Nalin, Jaime Antonio
Palavras-chave: Educação
Educação superior
Formação docente
Egressos
Data do documento: 2018
Editor: Universidade La Salle
Resumo: A formação acadêmica de professores em nível de Educação Superior via políticas públicas é de fundamental importância à construção de saberes para qualificar a ação educativa na Educação Básica. A pesquisa envolveu os dados do Sistema do ProUni (SisProUni) e o banco de dados dos bolsistas de uma Instituição de Educação Superior (IES) comunitária. Este estudo tem em pauta a política educacional de formação de professores pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Os sujeitos deste estudo são bolsistas que ingressaram com bolsas integrais destinadas aos docentes da Educação Básica da rede pública que não possuíam formação na Educação Superior e que, hoje, são egressos de cursos de Licenciaturas de uma Instituição de Educação Superior comunitária da grande Porto Alegre no Rio Grande do Sul. O objetivo geral constitui-se em analisar e compreender as percepções sobre a (re)construção dos saberes docentes de uma egressa do ProUni do curso de Licenciatura em Letras que, durante a Graduação, esteve em efetivo exercício na Educação Básica da rede pública. O caminho metodológico usado nesta tese teve abordagem quantitativa e qualitativa, com objetivo descritivo e explicativo. O procedimento técnico correspondeu a um estudo de caso e a análise dos dados se deu pela Análise Textual Discursiva. Os resultados da investigação apontaram na IES comunitária um total de 1.777 bolsistas ingressantes do ProUni, 326 de cursos de Licenciaturas e 11 bolsistas ingressaram pelo critério de professor da rede pública atuante na Educação Básica. Destes, apenas uma, do curso de Letras já era professora egressa. Os achados permitiram compreender que a egressa do ProUni em efetivo exercício na Educação Básica pública, durante a realização do curso, construiu e reconstruiu seu saber docente apoiada nos estudos da Graduação. Tal (re)construção foi possível em virtude da reflexão de suas práticas, o que oportunizou o desenvolvimento de novas concepções e ações pedagógicas, bem como para uma maior autonomia. Espera-se que os resultados desta investigação possam fortalecer a necessidade de se investir ainda mais na qualificação de docentes da Educação Básica pública por meio de programas e projetos, como o do ProUni.
La formación académica de profesores en nivel de Educación Superior vía políticas públicas es de fundamental importancia a la construcción de saberes para calificar la acción educativa en la Educación Básica. La investigación envolvió los datos del ProUni (SisProUni) y la base de datos de los bolsistas de una Institución de Educación Superior (IES) Comunitaria. Este estudio tiene en pauta la política educacional de formación de profesores por el Programa Universidad para todos (ProUni). Los sujetos de este estudio son bolsistas con bolsas integrales destinadas a los profesores de la Educación Básica de la red pública que no poseían formación en la Educación Superior y que, hoy, son egresos de cursos de Licenciaturas de una Institución de Educación Superior Comunitaria y que, hoy, son egresos de cursos de Licenciaturas de una Institución de Educación Superior Comunitaria en la grande Porto Alegre en el Rio Grande del Sur. El objetivo general se constituye en analizar y comprender las percepciones sobre a (re)construcción de los saberes docentes de una profesora egresa del ProUni del curso de Licenciatura en Letras que, durante la Graduación, estuvo en efectivo ejercicio en la Educación Básica de la red pública. El camino metodológico usado en esta tesis tuvo abordaje cuantitivo y cualitativa, con objetivo descriptivo y explicativo. El procedimiento técnico correspondió a un estudio de caso y el análisis de los datos se dio por el Análisis Textual Discursiva. Los resultados de la investigación apuntaron en la IES comunitaria un total de 1.777 bolsistas ingresantes do ProUni, 326 de cursos de Licenciaturas y 11 bolsistas ingresaron por el criterio de profesor de la red pública actuante en la Educación Básica. De estos, sólo una ya era profesora concluiente del curso de Letras. Los hallazgos permitieron comprender que la egresa del ProUni en efectivo ejercicio en la Educación Básica pública, durante la realización, construyó y reconstruyó suyo sepa docente apoyada en los estudios de la Graduación. Al (re)construcción fue posible en virtud de la reflexión de sus prácticas, lo que oportunizo el desarrollo de nuevas concepciones y acciones pedagógicas, así como para una mayor autonomía. Se espera que los resultados de esta investigación puedan fortalecer la necesidad de investirse aún más en la calificación de profesores de la Educación Básica pública por medio de programas y proyectos como lo del ProUni.
The academic formation of teachers at the level of Higher Education through public policies is of fundamental importance to the construction of knowledge to qualify the educational action in Basic Education. The research involved data from the ProUni System (SisProUni) and the database of fellows from a Community Higher Education Institution (HEI). This study addresses the educational policy of teacher education by the University for All Program (ProUni). The subjects of this study are scholarship holders who have received full scholarships for the Basic Education teachers of the public network who did not have a Higher Education education and who, today, are graduates of undergraduate courses of a Community Higher Education Institution of Greater Porto Alegre in the Rio Grande do Sul. The general objective is to analyze and understand the perceptions about the (re) construction of the teaching knowledge of a teacher who graduated from ProUni in the course of Degree in Letters that during the Graduation was in effective exercise in Education Basic of the public network. The methodological approach used in this thesis had a quantitative and qualitative approach, with a descriptive and explanatory objective. The technical procedure corresponded to a case study and the analysis of the data was given by Discursive Textual Analysis. The results of the research showed a total of 1,777 ProUni fellows, 326 undergraduate courses and 11 fellows enrolled in the community HEI in the public HEI in the Basic Education. Of these, only one was already a teacher of the Literature course. The findings made it possible to understand that the student from ProUni in effective exercise in Public Basic Education, during the construction, constructed and reconstructed her teaching knowledge supported in the undergraduate studies. This (re) construction was possible due to the reflection of its practices, which allowed the development of new conceptions and pedagogical actions, as well as for greater autonomy. It is hoped that the results of this research could strengthen the need to invest even more in the qualification of teachers of Public Basic Education through programs and projects, such as ProUni.
URI: http://hdl.handle.net/11690/1037
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