Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1008
Título: A responsabilidade social universitária em instituições de ensino superior de caráter comunitário
Autor(es): Marco, Ricardo Antonio de
Palavras-chave: Educação
Ensino superior
Sistema nacional de avaliação da educação superior
Responsabilidade social
Universidades
Universidade comunitária
Data do documento: 2018
Editor: Universidade La Salle
Resumo: A presente pesquisa, de cunho descritivo e documental, tem como temática investigativa a Responsabilidade Social Universitária (RSU) na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), instituição de caráter comunitário, considerando como aporte legal o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no seu Eixo 2: Desenvolvimento Institucional e Respectivas Dimensões 1 e 3: Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a Responsabilidade Social da instituição. O estudo se insere na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação (Doutorado em Educação) da Universidade La Salle. O referencial teórico está alicerçado nos pressupostos de autores como: Drucker, Calderón, Carrizo, Fernandes, Friedman, Herrera, Hellmann, Kliksberg, Ortega Florestan, Pernalete e Vallaeys, os quais discutem temáticas relativas ao foco do estudo. O corpus investigativo foi composto pelos documentos oficiais da Unoesc: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (2013 – 2017); Projeto pedagógico institucional (PPI); Balanço Social e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação oferecidos pela Unoesc no Campus de Chapecó. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1988). Os dados analisados sustentam a confirmação da tese desse estudo, a saber: a Universidade do Oeste de Santa Catarina contempla a Responsabilidade Social Universitária de acordo com o que preconiza o SINAES em seus documentos: PDI, balanço social e nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação que oferece no campus de Chapecó/SC, por meio da articulação da tríplice missão universitária: o ensino, a pesquisa e a extensão. O estudo demonstrou que a tese proposta se confirma por cinco elementos centrais: 1) Evidências teóricas: os preceitos teóricos são amplamente atendidos, consolidados por meio de um conjunto de princípios e valores que as bases conceituais oferecem; 2) Cumprimento da Lei do SINAES: missão, visão, valores, PDI, PPI e balanço social, são documentos que demonstram que a UNOESC cumpre com a RSU; 3) Projetos pedagógicos: se constatou que a RSU tem marcas transversais nas principais sessões dos respectivos projetos: objetivos, perfil do egresso, estrutura/matriz curricular, formação para a RS; 4) Percepção da comunidade acadêmica: ficou evidente a clareza e preocupação da UNOESC com o desenvolvimento social na percepção da direção, coordenadores, professores e técnicos administrativos; e 5) Dados do desenvolvimento regional: o Índice de 8 Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) evidencia contribuição para com a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Constatou-se que a efetivação da RSU em instituição de ensino superior (IES) comunitária passa, necessariamente, pelo olhar atento da gestão aos preceitos constitutivos das IES associadas ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, elementos constitutivos e findos das universidades que, quando não executados adequadamente, contrariam e violam o preceito legal. Constatou-se, também, que projetos de ensino, pesquisa e extensão, de cunho inter e transdisciplinar, apresentam forte contribuição para a consolidação da qualidade do ensino e da RSU. Restou evidente o alto grau de comprometimento dessa Universidade comunitária com a causa social, com o seu desenvolvimento, com a sua inserção em suas práticas, projetos, ações, atividades, no enlace entre ensino, pesquisa e extensão e a preocupação com a formação cidadã.
La investigación, de cuño descriptivo y documental, tiene como temática investigativa la Responsabilidad Social Universitaria (RSU) en la Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), institución de carácter comunitario, considerando como aporte legal el Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), en su Eje 2, Desarrollo Institucional y respectivas Dimensiones 1 y 3: Misión y el Plan de Desarrollo Institucional (PDI) y la Responsabilidad Social de la Institución. El estudio se insiere en la línea de investigación Gestión, Educación y Políticas Públicas, del Programa de Posgrado (Doctorado en Educación) de la Universidad La Salle. El referencial teórico está anclado a los supuestos de autores como: Drucker, Calderón, Carrizo, Fernandes, Friedman, Herrera, Hellmann, Kliksberg, Ortega Florestan, Pernalete y Vallaeys, los cuales discuten temáticas relativas al enfoque del estudio. El corpus investigativo ha sido compuesto de documentos oficiales de la Unoesc: Plan de Desarrollo Institucional (PDI) (2013 – 2017); Proyecto Pedagógico Institucional (PPI); Balance Social y los Proyectos Pedagógicos de los cursos de Grado ofrecidos por la Unoesc en el Campus de Chapecó. El análisis de los datos fue realizado por medio de la Técnica de Análisis de Contenido, propuesto por Bardin (1988). Los datos analizados sostienen la confirmación de la tesis de este estudio, que: La Universidade do Oeste de Santa Catarina contempla la Responsabilidad Social Universitaria de acuerdo con lo que preconiza el Sinaes en sus documentos: PDI, Balance Social y en los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Grado que ofrece en el Campus de Chapecó/SC por medio de la articulación de la tríplice misión universitaria: la enseñanza, la investigación y la extensión. El estudio ha demostrado que la tesis propuesta se confirma por cinco elementos centrales: 1) Evidencias teóricas; los preceptos teóricos son ampliamente atendidos: consolidado por medio de un conjunto de principios y valores que ofrecen las bases conceptuales; 2) Cumplimiento de la Ley del Sinaes: Misión, Visión, Valores, PDI, PPI y Balance Social, demuestran que la UNOESC cumple con la RSU; 3) Proyectos Pedagógicos: se ha constatado que la RSU tiene marcas transversales en las principales sesiones de los respectivos proyectos: objetivos, perfil del egresado, estructura/matriz curricular, formación para la RS; 4) Percepción de la comunidad académica: resultó evidente la claridad y preocupación de la UNOESC con el desarrollo social en la percepción de la dirección, coordinadores, profesores y técnicos administrativos; y 5) Datos del desarrollo 11 regional: el IDHM evidencia la contribución con la mejora de la calidad de vida de la comunidad. Se constató que la efectuación de la RSU en IES comunitarias pasa necesariamente por la mirada atenta de la gestión a los preceptos constitutivos de las IES, asociados al principio de la inseparabilidad entre la enseñanza, investigación y extensión, elementos constitutivos y finalidades de las universidades, que cuando no ejecutados adecuadamente, contrarían y violan el precepto legal; que proyectos de Enseñanza, Investigación y Extensión de cuño inter y transdisciplinario, presentan fuerte contribución para la consolidación de la cualidad de la enseñanza y de la RSU. Resultó evidente el alto grado de comprometimiento de esa universidad comunitaria con la causa social, con su desarrollo, con la inserción en sus prácticas, proyectos, acciones, actividades y en el enlace entre enseñanza, investigación y extensión y la preocupación con la formación ciudadana.
URI: http://hdl.handle.net/11690/1008
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