Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2427
Autor(es): Prestes, Vanessa Amaral
Grisci, Carmem Ligia Iochins
Biehl, Caroline
Título: Grupo focal: uma contribuição à área de gestão de pessoas e relações de trabalho
Palavras-chave: Grupo focal;Metodologia;Coleta de dados;Gestão de pessoas;Relações de trabalho
Data do documento: 2018
Editor: Atas CIAIQ 2018
Citação: BIEHL, C. ; PRESTES, V. A. ; GRISCI, C. L. I. Grupo focal: uma contribuição à área de gestão de pessoas e relações de trabalho. In: 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ), 2018, Fortaleza. Atas CIAIQ 2018, 2018. v. 3. p. 352-361. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1745. Acesso em: 27 jan. 2022.
Resumo: O presente artigo trata sobre grupo focal, uma técnica de coleta de dados recorrente e especialmente fértil para a área de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho. Origina-se em um estudo ainda em desenvolvimento cujo tema remete ao trabalho de músico autoral da cena independente da cidade de Porto Alegre/Brasil. O artigo contempla a organização, realização, discussão e análise da técnica do grupo focal, considerando a perspectiva das pesquisadoras sobre a condução do grupo focal, e a dos músicos sobre sua participação e possíveis desdobramentos dessa participação para o trabalho de músicos autorais; e também a experiência e as interações ocorridas entre pesquisadoras e participantes. Observou-se que a técnica propicia acesso a informações relevantes e, não raro, consideradas de difícil acesso, algo caro à área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; e aponta um movimento contrahegêmonico ao individualismo que se ressalta na atual realidade do trabalho.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Gestão de Recursos Humanos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vaprestes.pdfOpen Access308,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.