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http://hdl.handle.net/11690/4419
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Correa, Marilene Lenz | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:31:43Z | - |
dc.date.available | 2025-08-21T22:31:43Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4419 | - |
dc.description.abstract | Este é um estudo no campo da memória social sobre as histórias e culturas indígenas, que surgiu após a constatação de que apesar de estarmos no século XXI, rodeados de tecnologia, temos toda uma população “esquecida” perante a sociedade. A dissertação parte do problema “como alunos do Ensino Fundamental I criam novas memória na perspectiva de valorização da identidade das histórias e culturas indígenas brasileiras?”, tendo como objetivo geral compreender as culturas e as histórias indígenas brasileiras de maneira interdisciplinar e lúdica, com crianças do 5º ano do ensino fundamental, demonstrando as possibilidades práticas para desenvolver o tema. E como objetivos específicos: refletir sobre a contribuição dos estudos de memória no processo de ensino e aprendizagem da temática indígena, nos anos iniciais do ensino fundamental; analisar a abordagem do tema em livros didáticos de história e geografia do 5⁰ ano, do PNLD e na legislação específica, dando subsídios para a construção de uma linha do tempo sobre os povos indígenas no Brasil; criar aulas interdisciplinares através das histórias e culturas indígenas para alunos do 5° ano do ensino fundamental I, para além da semana dos povos indígenas, culminando com uma Instalação, e posteriormente disponibilizar material didático aos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, inicialmente exploratória, seguindo-se de pesquisa bibliográfica. A base teórica é alicerçada em Halbwachs (2006), Pollak (1989; 1992), Ricoeur (2007) e Bourdieu (1989). A partir destes conhecimentos foi realizado o planejamento da proposta de aulas interdisciplinares que abordaram a temática da pesquisa e que contribuíram para construção do produto final, neste caso a Instalação. Acredita-se que o trabalho auxiliará o maior número de alunos, professores e a comunidade para criarem novas memórias sobre os povos originários brasileiros e consequentemente ensinará as novas gerações. Este trabalho se desenvolveu dentro da Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC) da Universidade La Salle. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Povos originários | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Valorização dos povos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Instalação artística | pt_BR |
dc.title | A temática indígena no 5º ano do ensino fundamental: memórias discentes e práticas interdisciplinares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Rute Henrique da Silva | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
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