Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3797
Autor(es): Costa, Tiago Machado da
Título: Evidências de validade interna do Inventário de Valores Olímpicos - IVO
Palavras-chave: Educação física;Olimpismo;Educação olímpica;Psicometria;Análise fatorial;Confiabilidade
Data do documento: 2022
Citação: COSTA, T. M. Evidências de validade interna do Inventário de Valores Olímpicos - IVO. 2022. 50 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) – Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3797. Acesso em: 1 jan. 2023.
Resumo: Introdução: O Inventário de Valores Olímpicos – IVO é um instrumento cuja a proposta é medir valores olímpicos em jovens participantes de programas sociais esportivos. Entretanto, processos mentais (construtos) são abstratos demais para serem diretamente mensurados, dessa forma esses instrumentos devem ser submetidos a diversas testagens de validade para verificar se estes instrumentos medem aquilo que se propõem. Nesse sentido, este trabalho consiste no processo de verificação da validade interna e da confiabilidade do IVO, o qual já teve a sua validade de conteúdo evidenciada em um estudo publicado anteriormente. Objetivo: Testar os princípios métricos de validade de construto do IVO. Métodos: foi utilizado um banco de dados previamente elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS que consta com a resposta de 205 jovens participantes de um programa social esportivo, com o intuito de verificar o ajuste dos itens ao modelo teórico proposto com 3 fatores do conceito de Valores Olímpicos (amizade, excelência e respeito), através das técnicas de analise fatorial exploratória e confirmatória, e a confiabilidade foi verificada através do cálculo do α-Cronbach. Resultados: com a análise fatorial exploratória encontrou-se a possibilidade de extrair 3 fatores para explicar a variância dos itens, indicando uma adequação do instrumento ao modelo teórico para o qual o IVO foi desenvolvido, nesse processo 5 itens foram excluídos por não apresentar carga fatorial mínima (0,30) em nenhuma das dimensões. A análise fatorial confirmatória indicou um melhor ajuste dos itens ao modelo de 3 fatores a partir da exclusão de itens que interferiam negativamente nos índices de ajuste do IVO, gerando um modelo com 23 itens divididos em 3 fatores (IVO-23). Os achados deste trabalho evidenciam resultados satisfatórios na maior parte dos parâmetros analisados (x2=283,07, p<0.001; χ 2 /df=1,41; RMSEA= 0,04 (0,038 – 0.052) PCLOSE=0,773; SRMR=0,05; CFI=0,93; NFI=0,80; e, TLI=0,93), enquanto a literatura aponta que o parâmetro que não atingiu um valor satisfatório (NFI) possa apresentar melhor ajuste através de um aumento do tamanho da amostra. A confiabilidade do IVO foi verificada através do cálculo do α-Cronbach, que no modelo de melhor ajuste apresentou os valores α-Cronbachtotal=0,87; já em cada construto α- Cronbachamizade=0,79; α-Cronbachexcelência=0,69 e α-Cronbachrespeito=0,73, estando dentro dos parâmetros recomendados pela literatura. Conclusão: É possível considerar que o IVO-23 apresentou provas suficientes de validade de construto para que possa avançar no seu processo de validação, a validade de critério.
Orientador(es): Almerão, Mauricio Pereira
Coorientador(es): Saldanha, Ricardo Pedrozo
Leite, José Carlos de Carvalho
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final Tiago.pdfOpen Access772,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.