Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3793
Autor(es): Hammes, Cássia Daiane da Silveira
Título: Desenvolvimento de esteira portátil e grua para reabilitação de crianças com necessidades especiais: efeito sobre a função motora
Palavras-chave: Medicina;Função motora;Reabilitação;Crianças
Data do documento: 2022
Citação: HAMMES, C. D. S. Desenvolvimento de esteira portátil e grua para reabilitação de crianças com necessidades especiais: efeito sobre a função motora. 2022. 59 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) – Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3793. Acesso em: 1 jan. 2023.
Resumo: Há um conjunto de evidências científicas que demonstram os benefícios, durabilidade dos resultados e efeitos mais rápidos na reabilitação de crianças portadoras de necessidades especiais por meio do treino de marcha com esteira ergométrica quando comparado aos métodos de fisioterapia tradicional. No entanto, é perceptível a carência de clínicas e profissionais que estejam capacitados/habilitados para esta prática com as especificações e equipamentos adequados para esse tipo de terapia. O treinamento em esteira pode ser realizado em forma de treinos intensivos semanais mensais ou de forma intermitente. Com base em nossa prática clínica associada aos achados científicos, identificamos a oportunidade de desenvolvimento de uma esteira portátil para esse tipo de reabilitação, com limitantes de tamanho e peso (pesando menos de 30 kg) para que possa ser transportada por um (a) fisioterapeuta visando a portabilidade para atendimento domiciliar, e em ambientes de espaço restrito, além de regulagem de velocidades baixas para tornar o treino adequado e possuindo grua para suspensão parcial de peso também portátil, todos desenvolvidos com materiais de baixo custo para tornar acessível a terapêutica a um maior número de crianças com necessidades especiais. O protótipo foi construído atendendo todas as requisitos pertinentes para obedecer os parâmetros recomendados para a realização do treino locomotor com suspensão parcial de peso, sendo testado posteriormente. O protótipo foi testado em 6 (seis) crianças , todas do sexo masculino, sendo 2 (duas) com diagnóstico de Paralisia Cerebral, 2 (duas) com Síndrome de Down e 2 (duas) com síndromes inespecíficadas. As crianças foram avaliadas antes e depois de um treino intensivo de 5 (cinco) dias com a utilização do protótipo e todas apresentaram melhoras de função motora grossa dentro da escala de avaliação GMFM-88. O estudo foi de suma importância para validar a real necessidade do público ter acesso ao produto, além dos benefícios do treino para as crianças, assim como, apontar as melhorias que se fazem demandantes para tornar esse produto viável e funcional, tais como, a necessidade de confecção de nova versão com materiais mais leves e ainda mais portáteis, medidas e ajustes de altura, além de materiais mecânicos de menor custo pensando em devolver ao mercado um equipamento de valor acessível, com a possibilidade de proporcionar maior acesso possível para as crianças realizarem a terapia.
Orientador(es): Zanin, Rafael Fernandes
Coorientador(es): Monticelli, Jefferson
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final disseratação mestrado (1).pdfOpen Access1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.