Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3773
Autor(es): Lima, Márcia Eliane Beust de
Título: Conhecimento e prática das recomendações sobre atividade física entre os técnicos administrativos em educação de uma universidade pública
Palavras-chave: Atividade física;Comportamento sedentário;Recomendação;Conhecimento;Trabalhador
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, M. B. Conhecimento e prática das recomendações sobre atividade física entre os técnicos administrativos em educação de uma universidade pública. 2022. 89 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3773. Acesso em: 13 dez. 2022.
Resumo: Essa dissertação origina-se do projeto de pesquisa que investigou a associação entre o conhecimento e a prática das recomendações sobre atividade física (AF) entre técnicos administrativos em educação (TAEs), considerando que estudos em outras populações associam a baixa adesão à falta de conhecimento. Estudo transversal, que incluiu 294 TAEs que responderam questionário on-line sobre características sociodemográficas, conhecimento e prática das recomendações sobre AF e tempo em comportamento sedentário (CS). Como desfecho primário, nível de AF e desfecho secundário, tempo em CS. Análises estatísticas realizadas no software SPSS versão 20.0. Indivíduos que atingiram ou superaram as recomendações sobre AF da OMS, foram considerados ativos ou muito ativos e aqueles que não atingiram ou não realizavam quaisquer atividades, descritos como irregularmente ativos ou sedentários. A maioria dos servidores (78%) foi classificada como pelo menos ativa, apresentando uma associação inversa para a obesidade e autopercepção de saúde regular ou ruim (OR 0,29; IC 95% 0,12 a 0,68) e OR 0,46; IC 95% 0,23 a 0,91), respectivamente. Apenas 24,1% e 13,9% dos servidores responderam corretamente sobre recomendações de AF moderada e vigorosa, respectivamente. Em análise multivariada, ter conhecimento não se associou, tanto à prática das recomendações (OR 0,74; IC 95% 0,37 a 1,47), quanto ao tempo em CS durante um dia de semana ou um dia de final de semana, (p > 0,05). Não verificamos associação entre o conhecimento e a prática das recomendações sobre AF. A maioria dos TAEs não conhece as recomendações, contudo 78% é pelo menos ativa fisicamente, o que está associado a menor chance de obesidade e percepção negativa de saúde nessa amostra de indivíduos.
Orientador(es): Boniatti, Márcio Manozzo
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Márcia EBL 202010088.pdfOpen Access1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.