Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3772
Autor(es): Silva, Juliana da Silva Munhoz da
Título: Tecnologia e saúde: desenvolvimento do Minimum Viable Product (MVP) de uma plataforma digital de ensino para profissionais da saúde
Palavras-chave: Tecnologia em saúde;Ensino remoto;Ensino em saúde;Desenvolvimento tecnológico
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, J . S. M. Tecnologia e saúde: desenvolvimento do Minimum Viable Product (MVP) de uma plataforma digital de ensino para profissionais da saúde. 2023. 63 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3772. Acesso em: 13 dez. 2023.
Resumo: Introdução: O avanço da tecnologia traz facilitadores em todos os âmbitos do dia a dia da população mundial. Atualmente pode-se dizer que a internet é utilizada para lazer, realizar pesquisas, trabalhar e até mesmo estudar, ela está cada vez mais presente no cotidiano dos Brasileiros, desde a infância até a velhice. Na saúde não seria diferente, há muitos anos a inovação tecnológica se faz presente, e se foi mais necessária em consequência da pandemia causada pela Covid-19. Por esta razão é de extrema importância o desenvolvimento de novas tecnologias, que auxiliem na educação em saúde de forma remota. Objetivo: Desenvolver uma plataforma de ensino em saúde com site e aplicativo (APP) interligados, disponibilizando um minicurso e um e-book de terapia intensiva para estudantes e profissionais da saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo de desenvolvimento e inovação tecnológica, composto por uma equipe de desenvolvimento e criação colaborativa. A construção do modelo de negócios foi feita pela equipe utilizando de ferramentas como Canvas e Mapa da Empatia em busca da persona e suas necessidades. Já o desenvolvimento técnico foi feito através de algumas das principais ferramentas e padrões da web, tais como HTTP, JSON, Javascript, NodeJS, ReactJS, React Native, Expo e MongoDB. Além de utilizar serviços reconhecidos no mercado para hospedagem de servidores, tais como: Vercel para o frontend, Render para o backend, Atlas para o banco de dados e Wistia como servidor de vídeos. Resultados: O resultado é a criação de uma plataforma digital, com ligação entre site e APP com a mesma usabilidade e conteúdo (com caracterização de usuário), contendo um minicurso e um e-book de terapia intensiva gratuitos, com acesso de qualquer lugar e continuidade de onde parou. Conclusão: A plataforma foi desenvolvida para auxiliar o estudo convencional, para possibilitar que alunos tenham aulas de professores de outros estados e com mais disponibilidade de tempo, e mais acessível em termos financeiros, já que se trata de um método online. O produto está rodando bem, com possibilidade de download para o público, com um minicurso e um ebook feitos por um especialista em terapia intensiva.
Orientador(es): Filippin, Lidiane Isabel
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Juliana Munhoz Final (8).pdfOpen Access1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.