Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Tauller Augusto de Araújo | - |
dc.contributor.author | Menegat, Jardelino | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T18:25:58Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T18:25:58Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, T. A. A. ; MENEGAT, J. Gamificação no ensino infantil: um exemplo de aplicação. Conhecimento & diversidade, v. 14, p. 132-143, 2022. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/9927. Acesso em: 09 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3661 | - |
dc.description.abstract | Este artigo discute a utilização de jogos na Educação Infantil, mais especificamente sobre o método intitulado gamificação. Inicialmente, faz-se uma abordagem bibliográfica com embasamento teórico de autores como Vygotsky, Piaget e Benjamin, entre outros que fundamentam a utilização de brincadeiras e jogos educacionais, bem como as atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Um método que faz uso dos elementos e dinâmica dos jogos, mas necessariamente não é jogado como o game, é a gamificação. Assim apresenta-se o conceito de gamificação e como ela pode contribuir para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo é correlacionar as teorias dos autores supracitados de forma a impulsionar a gamificação como meio propulsor no processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, por meio de uma pesquisa empírica, descritiva e exploratória construiu-se um exemplo prático de como o professor pode criar o seu primeiro projeto de gamificação para o ensino infantil. Após analisar a teoria e navegar pelo exemplo prático, é possível verificar a gamificação como instrumento mediador para potencializar a aprendizagem e o comprometimento dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Unilasalle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Engajar | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Game | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.title | Gamificação no ensino infantil: um exemplo de aplicação | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Teologia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jmenegat.pdf | Open Access | 409 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.