Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3645
Autor(es): Minatto, Davi Dagostim
Título: A Carta de Jeremias aos exilados (Jr 29,1-14): reconstruir no presente com o olhar no futuro
Palavras-chave: Carta de Jeremias;Profecia;Exílio;Reconstruir;Esperança
Data do documento: 2022
Citação: MINATTO, D. D. A Carta de Jeremias aos exilados (Jr 29,1-14): reconstruir no presente com o olhar no futuro. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 38, n. 145, p. 6–16, 2023. DOI: 10.54260/eb.v38i145.943. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/943. Acesso em: 10 nov. 2023.
Resumo: Os tempos de reconstrução nem sempre são momentos ideais, favoráveis. Muitas vezes é necessário reconstruir em situações hostis, que pouco inspiram a esperança. O presente artigo pro-cura explorar a difícil situação vivida pelos exilados de Judá quando receberam uma carta do profeta Jeremias exortando-os a reconstruírem suas vidas na Babilônia, longe de sua terra e de seus ideais. Eles foram convidados a plantar, edificar casas, unir-se em matrimônio, gerar filhos, procurar a paz e rezar pela Babi-lônia, poissua permanência na terra do exílio não seria breve, ao contrário do que os falsos profetas procuravam apregoar. A “carta aos exilados”, como ficou conhecida, deve ter sido um duro golpe às expectativas humanas dos exilados, mas continha sábias instru-ções para que os judaítas pudessem reconstruírem suas vidas com os pés na realidade e com os olhos no futuro esperado para seus filhos. Justamente por isso, esta carta pode trazer inspiração tam-bém para nós hoje, pois os tempos de reconstrução às vezes são difíceis, mas a sabedoria para lutar e esperar passa pela capaci-dade de olhar para frente com os pés no chão.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Teologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27641287-0943+-+PB.pdfOpen Access329,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.