Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3643
Autor(es): Minatto, Davi Dagostim
Título: O livro bíblico das lamentações e os lamentos sumérios: o luto diante de cidades destruídas no antigo Oriente Próximo
Palavras-chave: Lamentos;Luto comunitário;Antigo Oriente Próximo;Bíblia
Data do documento: 2023
Citação: DAGOSTIM MINATTO, D. O LIVRO BÍBLICO DAS LAMENTAÇÕES E OS LAMENTOS SUMÉRIOS: O LUTO DIANTE DE CIDADES DESTRUÍDAS NO ANTIGO ORIENTE PRÓXIMO. Revista Litterarius, [S. l.], v. 22, n. 01, 2023. Disponível em: http://revistas.fapas.edu.br/index.php/litterarius/article/view/139. Acesso em: 10 nov. 2023.
Resumo: O presente artigo se configura como um estudo comparado entre os lamentos sumérios e o livro bíblico das Lamentações. Na primeira parte, será colocada a base para tal estudo, identificando as características fundamentais do gênero literário do lamento sobre a cidade. Em seguida, será enfatizado como os lamentos sumérios estavam ligados à celebração de luto diante de cidades e templos destruídos, mas com uma abertura para a reconstrução e para uma nova dinastia reinante, tomando como exemplo o Lamento por Suméria e Ur. Na terceira parte, será apresentado o livro bíblico das Lamentações, observando igualmente a sua ligação com uma celebração de luto comunitário, mas sem perspectiva de reconstrução e sem esperar um novo rei para governar.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Teologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
139-Texto do Artigo-523-1-10-20230809.pdfOpen Access846,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.