Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Paula Oliveira da | - |
dc.contributor.author | Casagrande, Cledes Antonio | - |
dc.contributor.author | Trezzi, Clóvis | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T13:21:08Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T13:21:08Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. P. O. ; CASAGRANDE, C. A.; TREZZI, C. Formação ético-estética no ensino fundamental: compreensões e implicações ao fazer docente. Contrapontos, v. 22, p. 89-107, 2022. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/18872. Acesso em: 09 nov. 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3636 | - |
dc.description.abstract | Este artigo, aborda a compreensão de um grupo de educadores sobre a formação ético-estética na escola. Seu objetivo consiste em analisar como os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de um Colégio de Porto Alegre, RS, compreendem a formação ético-estética dos seus estudantes e quais as possíveis implicações dessa compreensão para o próprio fazer docente. O referencial teórico orienta-se na discussão dos conceitos de educação, ética e estética. A interpretação dos dados seguiu a técnica da análise de conteúdo e os resultados da pesquisa foram categorizados em quatro eixos temáticos: educação como formação integral para o bem viver; formação ética e bem comum; percepção estética e imaginação criadora; práticas pedagógicas e formação ético-estética. A pesquisa evidencia que a formação ético-estética é objeto de reflexão e ação dos educadores, porém existe um hiato entre a concepção teórica, o planejamento e a prática pedagógica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Univali | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.title | Formação ético-estética no ensino fundamental: compreensões e implicações ao fazer docente | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Teologia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cacasagrande.pdf | Open Access | 599 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.