Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3635
Autor(es): Gomes, Luana Barth
Flores, CrisƟ ne Gabriela de Campos
Casagrande, Cledes Antonio
Título: A trilha etnoecológica da aldeia Yvy Poty: reflexões sobre a epistemologia Mbya Guarani.
Palavras-chave: Epistemologia Mbya Guarani;saberes indígena;metodologias indígenas;educação intercultural
Data do documento: 2022
Editor: Editora UCDB
Citação: GOMES, L. B. ; FLORES, C. G. C. ; CASAGRANDE, C. A. A trilha etnoecológica da aldeia Yvy Poty: reflexões sobre a epistemologia Mbya Guarani. Tellus, [S. l.], v. 49, p. 187-212, 2022. Disponível em: https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/874. Acesso em: 09 nov. 2023.
Resumo: Este ensaio, decorrente de pesquisas no campo da educação, com foco nos saberes e nas práƟ cas pedagógicas dos Mbya Guarani, tece refl exões que emergiram durante uma vivência de estudos na aldeia Yvy Poty, localizada no município de Barra do Ribeiro, no estado do Rio Grande do Sul. Nesta ocasião, percorremos uma trilha etnoecológica, construída pela comunidade, como um espaço educaƟ vo de manutenção da cultura e de comparƟ lhamento de saberes e de metodologias Mbya Guarani com não indígenas. O objeƟ vo do texto consiste em compreender elementos da epistemologia Mbya Guarani a parƟ r da vivência da trilha etnoecológica Yvy Poty. Para interpretar os dados, uƟ lizou-se a abordagem hermenêuƟ ca, por meio da qual foi possível compreender que a oralidade, o coleƟ vo, as emoções e o território são elementos consƟ tuƟ vos da epistemologia Mbya Guarani.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Teologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cacasagrande.pdfOpen Access1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.