Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3634
Autor(es): | Flores, Cristine Gabriela de Campos Gomes, Luana Barth Casagrande, Cledes Antonio |
Título: | Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural. |
Palavras-chave: | Educação intercultural;Interculturalidade;Temática indígena |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Editora UEPG |
Citação: | FLORES, C. G. C. ; GOMES, L. B. ; CASAGRANDE, C. A. Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural. Práxis educativa, [S. l.], v. 17, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19332. Acesso em: 09 nov. 2023. |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo refletir sobre como as práticas educativas e os materiais didáticos presentes na Educação Básica brasileira tematizam, tradicionalmente, as culturas indígenas e apontar alternativas para a construção de uma educação intercultural que promova o reconhecimento e o diálogo com esses povos. Para tanto, utiliza-se a hermenêutica como abordagem metodológica. A discussão está fundamentada em teóricos do pensamento decolonial bem como em publicações de escritores indígenas. O artigo ressalta a importância da reflexão crítica sobre as narrativas históricas e sobre as concepções do conhecimento e dos modos de ser e viver. Por fim, apontam-se alguns dos erros comuns na abordagem das culturas indígenas nas escolas e apresentam-se alternativas para o desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Teologia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cacasagrande.pdf | Open Access | 397,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.