Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3602
Autor(es): Pereira, Daniela Campos
Título: Análise postural de pacientes de pós-operatório de cirurgia plástica com utilização de taping
Palavras-chave: Saúde;Bandagem elástica adesiva;Cirurgia plástica;Postura
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: PEREIRA, D. C. Análise postural de pacientes de pós-operatório de cirurgia plástica com utilização de taping. 2021. 57 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3602. Acesso em: 20 out. 2023.
Resumo: INTRODUÇÃO: Segundo dados da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica, nos últimos anos houve um número substancial de cirurgias plásticas realizadas no Brasil. A cada ano, em média, são realizadas cerca de 350.000 cirurgias estéticas no país. Na prática clínica observou-se o quanto a alteração postural se mostra negativa nos efeitos esperados da cirurgia, essa alteração inicial quase sempre se dá pela dor e permanece sem que a(o) paciente perceba essa distorção da imagem corporal. Assim, surge a utilização do taping como grande aliado para percepção corporal, aplicado durante o tratamento fisioterapêutico convencional no pós-operatório de cirurgia plástica. A Bandagem Elástica Adesiva, desenvolvida por Kenzo Kase, no Japão na década de 1970, sugere diversas propostas de tratamento no âmbito da estética, porém não como ajudante da percepção corporal e correção postural pós-operatória. OBJETIVOS: Analisar o grau de alteração postural das pacientes de pós-operatório de cirurgia plástica, antes e depois da utilização de taping por oito sessões associada ao tratamento convencional, comparando os efeitos com o tratamento convencional isolado. Adicionalmente, avaliar a dor antes e durante o protocolo de atendimento, e também, satisfação corporal das pacientes. METODOLOGIA: Trata-se de uma análise qualitativa e quantitativa. Um ensaio clínico randomizado onde foram observadas 12 pacientes mulheres, entre 30 a 55 anos de idade, com Cirurgia plástica na parte anterior do tronco com diferentes graus de alteração postural, avaliando antes e depois a diferença postural entre pacientes que realizaram tratamento pósoperatório com utilização de taping e tratamento pós-operatório convencional, por 8 sessões. RESULTADOS: O taping se mostrou eficaz na correção postural de acordo com melhora da resposta de extensão. Colocado em pontos estratégicos que forçando de forma suave e indolor a postura correta, a comparação da primeira sessão fisioterapêutica com a sessão realizada 30 dias mostra considerável melhora da imagem corporal. Os grupos tiveram prevalência de 7 dias de pós-operatório, onde todos do grupo intervenção apresentaram melhora postural em até 22 graus de extensão de tronco. Enquanto o grupo convencional metade não apresentou melhora, e a outra metade apresentou diferença máxima de 12 graus em extensão de tronco. Com isso, o taping comprova sua eficácia como recurso fisioterapêutico para ser utilizado no pós-operatório imediato de cirurgia plástica para correção postural.
Orientador(es): Medeiros, Liciane Fernandes
Coorientador(es): Souza, Andressa
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dcpereiraOpen Access1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.