Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3601
Autor(es): Moraes, Carlos Guimarães
Título: Associação entre a razão cintura/estatura e o desempenho escolar em crianças e adolescentes
Palavras-chave: Razão cintura-estatura;Adolescentes;Desempenho escolar
Data do documento: 2021
Editor: MORAES, C. G. Associação entre a razão cintura/estatura e o desempenho escolar em crianças e adolescentes. 2021. 53 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3601. Acesso em: 20 out. 2023.
Resumo: O objetivo deste estudo transversal retrospectivo foi avaliar se há associação entre a razão cintura/estatura (RCE) e o desempenho escolar em crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio do Colégio Militar de Porto Alegre, onde a amostra foram todos os alunos matriculados no ano de 2020, de ambos sexos. As variáveis foram recuperadas de um banco de dados existente do estabelecimento de ensino que era composto de dados antropométricos e notas das disciplinas do período de janeiro a dezembro de 2020. A população em estudo foi composta por 922 alunos, com idades entre 11 e 19 anos. A razão cintura/estatura foi considerada alterada se maior ou igual a 0,50 para meninos e maior ou igual a 0,48 para meninas. Dos 922 alunos, 195 (21,1%) apresentaram RCE alterada, sendo 81 (16,7%) meninos e 114 (26,1%) meninas. Houve uma maior prevalência de RCE alterada em meninas e em alunos com maior idade. Além disso, a RCE mostrou uma associação direta com peso (55,0 (48,0 - 62,3); 70,4 (61,0 - 81,0)), circunferência abdominal (CA) (70,0 (64,0 - 75,0); 85,0 (80,0 - 92,0) e índice de massa corporal (IMC) (20,3 (18,4 - 22,0); 26,0 (24,4 - 28,7)). Os alunos com RCE alterada apresentaram nota média menor (7,8; 6,8 - 8,9), em análise univariada, em comparação com os alunos com RCE normal (8,1; 7,1 - 9,2) (p = 0,018). Na análise multivariada, em um modelo que incluiu RCE, idade e sexo, a RCE manteve associação independente com o desempenho escolar (p = 0,046). Substituindo a RCE por IMC ou por CA na análise multivariada, nem IMC (p = 0,165) nem CA (p = 0,155) mantiveram associação independente com a nota média das disciplinas. Em análise de subgrupo selecionando apenas os alunos com RCE alterada, manteve-se a correlação entre RCE e a nota média (rho -0,196; p = 0,006), ou seja, mesmo entre alunos que já apresentam RCE alterada, uma alteração adicional nesta relação correlacionou-se com a redução da nota média. Nós concluímos que a RCE está associada com o desempenho escolar. Futuros estudos são necessários para confirmar a validade desta medida.
Orientador(es): Vieira, Gustavo Fioravanti
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

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