Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3597
Autor(es): Ploharski, Marelaine Maciel Rodrigues
Título: Validação de um questionário de qualidade de vida no trabalho, adaptado para servidores de uma unidade de formação em saúde em uma universidade pública
Palavras-chave: Saúde;Desenvolvimento humano;Trabalho;Qualidade de vida no trabalho
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: PLOHARSKI, M. M. R. Validação de um questionário de qualidade de vida no trabalho, adaptado para servidores de uma unidade de formação em saúde em uma universidade pública. 2021. 113 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3597. Acesso em: 01 out. 2023.
Resumo: O presente estudo de delineamento misto foi desenvolvido com o objetivo de adaptar e validar um Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) para servidores de uma unidade de formação em saúde em uma universidade pública. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: na primeira, de caráter qualitativo, foram descritas as percepções e expectativas dos servidores quanto às condições de risco que impactam na QVT; na segunda fase, de caráter quantitativo, foi realizada a validação aparente e de conteúdo do questionário. Participaram da pesquisa 47 servidores, entre docentes e técnico-administrativos, identificados como juízes avaliadores, sendo 6 servidores entrevistados na primeira fase e 41 servidores avaliadores na segunda fase. A versão preliminar do Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho para aplicabilidade na Escola de Enfermagem (QQVT-ENF) foi gerada com base nas entrevistas realizadas na fase de estudo qualitativa. No estudo quantitativo, os juízes avaliadores analisaram cada item do questionário em relação à clareza da linguagem e pertinência, avaliando-os em escala tipo Likert. A validação de conteúdo mostrou um desempenho satisfatório do QQVT-ENF. Os resultados dos alfas de Cronbach mostraram evidências de uma medida válida e confiável de qualidade de vida no trabalho, o que permitiu a construção do questionário final composto de 35 itens para aplicabilidade nos servidores de uma unidade de formação em saúde em uma universidade pública.
Orientador(es): Leite, José Carlos de Carvalho
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mmrploharskiOpen Access2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.