Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3576
Autor(es): Mafioletti, Gabriel Fernandes
Carlos, Paula Pinhal de
Título: A genealogia da ideologia de gênero
Palavras-chave: Estudos de gênero;Ideologia de gênero;Igualdade de gênero
Data do documento: 2023
Editor: UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto
Citação: CARLOS, P. P.; MAFIOLETTI, G. F. A genealogia da ideologia de gênero. Revista Paradigma, [S. l.], v. 31, n. 3, p. 81–107, 2023. Disponível em: https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/2074. Acesso em: 04 set. 2023.
Resumo: Os estudos de gênero são um campo acadêmico relevante que mudou o modo como compreendemos a organização social, passando a influenciar lutas políticas na busca por direitos. Com a internacionalização e o aumento do da organização de movimentos progressistas a fim de demandar liberdades individuais e coletivas, passaram a existir atitudes de destacados atores reacionários nas altas esferas diplomáticas no sentido contrário, buscando limitar essas conquistas. Grupos conservadores e reacionários, buscando frear os mecanismos de reivindicação de direitos, deram abertura a grupos radicais dentro de suas esferas de possibilidade, incentivando-os indiretamente a realizar propaganda junto ao público em geral. Apesar de algumas ações de determinados atores serem razoavelmente bem documentadas na bibliografia existente, persistem lacunas quanto à ligação entre a reivindicação por direitos, feitas especialmente pelos movimentos feministas, e a reação de instituições e Estados, além de lacunas sobre como o cenário internacional influenciou o surgimento do sintagma “ideologia de gênero”. É isso o que este artigo pretende explorar, inicialmente contextualizando o surgimento, o histórico, as adoções e transformações do conceito de gênero em âmbito acadêmico, ao mesmo tempo em que demonstra as influências políticas causadas por tal conceito, principalmente por meio de análise de documentos resultantes de reuniões e eventos diplomáticos.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ppcarlos.pdfOpen Access399,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.