Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3274
Autor(es): | Conte, Elaine Reinhardt, Tassia Roberta da Rosa Reinhardt Habowski, Adilson Cristiano |
Título: | Educação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky |
Palavras-chave: | EJA;Sociointeracionismo;Reflexões Freireanas;Interlocuções. |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade São Francisco |
Citação: | HABOWSKI, A. C.; REINHARDT, T. R. R. R.; CONTE , E. Educação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky. Horizontes, [S. l.], v. 40, n. 1, p. e022011-19, 2022. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1112. Acesso em: 12 set. 2022. |
Resumo: | O estudo discute questões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de reconhecer o ato ético, estético e político de educar, rompendo as barreiras formais de idade e superando as desigualdades e as desvantagens de classe. Na discussão de bases hermenêuticas, analisamos os pressupostos de Paulo Freire e a concepção sociointeracionista de Lev Vygotsky, sob a justificativa de que o ato de educar ocorre através de trocas aprendentes estabelecidas na inter-relação dos sujeitos com o contexto histórico, social e cultural em que estão inseridos. A dialogicidade é o caminho de humanização, de combate às relações autoritárias, de libertação das estruturas que o aprisionam e o alienam do mundo. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (História) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 435,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.