Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2919
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula | - |
dc.contributor.author | Balzano, Otávio Nogueira | - |
dc.contributor.author | Branco, Leandro Veras Castelo | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T00:45:14Z | - |
dc.date.available | 2022-05-19T00:45:14Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | BALZANO, O. N. et al. Percepção dos bolsistas do Projeto de Extensão “A inserção da Universidade no Futebol” a respeito da relação teoria e prática. Revista Uningá Review, v. 36, [S.l.], p. 1-15, 2021. Disponível em: http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/2353. Acesso em: 05 maio 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2919 | - |
dc.description.abstract | Na Educação Física há uma discussão sobre a dicotomia teoria e prática, e quanto uma dá subsídios para a outra obter legitimidade. Isso leva a pensar sobre a formação de novos profissionais na área. No ambiente de formação, há disciplinas teóricas que parecem estar longe da realidade externa à universidade. Isso faz com que haja uma distorção da situação real de ensino. O objetivo do estudo foi verificar a percepção dos bolsistas sobre o projeto de extensão “A inserção da Universidade no Futebol” em relação à dimensão teoria e prática na formação em Educação Física. Foi uma pesquisa descritiva exploratória, e com abordagem qualitativa, cuja amostra foi composta por 5 bolsistas do projeto de extensão referido. Os dados foram produzidos através de um questionário aberto, aplicado aos bolsistas e analisados juntamente com o referencial teórico em busca dos resultados. A análise dos dados aponta para a manutenção da tensão entre teoria e prática, onde o primeiro concentra-se na configuração de um arcabouço conceitual distanciado da prática concebida como limitada a uma “experiência de si” durante a ação educativa. Por outro lado, as práticas extensionistas permitiram ampliar o conhecimento da realidade profissional e, paradoxalmente, o exercício de aplicação das teorias apreendidas no ambiente acadêmico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Uningá Review | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Futebol | pt_BR |
dc.title | Percepção dos bolsistas do Projeto de Extensão “A inserção da Universidade no Futebol” a respeito da relação teoria e prática | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 385,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.