Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2856
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.contributor.author | Bersagui, Tássia Colombo | - |
dc.contributor.author | Silva, Louise de Quadros da | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T18:23:17Z | - |
dc.date.available | 2022-05-16T18:23:17Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BERSAGUI, T. C.; JUNG,H. S.; SILVA, L. Q. O currículo, o docente e a dimensão atitudinal: Uma construção de valores. Camine: Caminhos da Educação, Franca/SP, v. 11, n.º 1, p. 30-47, 2019. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2811. Acesso em: 10 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2856 | - |
dc.description.abstract | O tema do presente artigo orbita em torno do currículo e da ação do professor na construção de valores na Educação Básica. Para tanto, o objetivo consiste em discutir sobre a importância dos conteúdos atitudinais no currículo e a afetividade para o desenvolvimento dos educandos e o processo de ensinoaprendizagem. A metodologia, de cunho qualitativo, buscou suas fontes em uma revisão de literatura acerca da temática. Os resultados encontrados apontam para: a) o trabalho pedagógico deve contemplar todas as dimensões do currículo; b) é importante vivenciar os valores atitudinais e a afetividade em sala de aula; c) o professor tem papel primordial nesse processo da construção de valores. Conclui-se que a temática é necessária para a atualidade, uma vez que busca a formação integral dos alunos e contribui para a experiência na diversidade da sociedade. Diante do exposto, compreendemos que o currículo precisa englobar a dimensão atitudinal, pois dará valorização a amplitude de conhecimentos escolares no intuito da formação plena do estudante. Vemos também a importância das atitudes positivas, pois fazem parte da formação e aprendizagem dos estudantes e assim a figura do professor se aponta como essencial na motivação para as aprendizagens e para desenvolvimento dos estudantes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Camine: Caminhos da Educação | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Valores | pt_BR |
dc.subject | Conteúdos atitudinais | pt_BR |
dc.title | O currículo, o docente e a dimensão atitudinal: Uma construção de valores | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 296,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.