Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHoernig, Ana Marli-
dc.contributor.authorHoernig, Ana Gabriela-
dc.date.accessioned2021-11-16T17:44:36Z-
dc.date.available2021-11-16T17:44:36Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationHOERNIG, Ana Marli; HOERNIG, Ana Gabriela. Reflexões sobre Pedagogia e Ciências da Educação. Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional, Lisboa, v. 11, n. 2, p. 77-91, 2021. DOI: 10.25757/invep.v11i2.252. Disponível em: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/252. Acesso em: 16 nov. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2182-1372-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2303-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema a relação entre Pedagogia e as Ciências da Educação. Propomo-nos realizar uma reflexão sobre a questão de a pedagogia ser uma ciência, com objetivo de identificar traços na literatura que confirmem ser a pedagogia uma ciência da educação. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de revisão de literatura. Os autores consultados, a partir dos estudos do Seminário Temático: Educação, Pedagogia e Ciência da Educação, discutem esse tema. João Batista de La Salle, criador da pedagogia lassalista, é o autor referência que trouxemos para fundamentar nosso escrito. Os autores apresentam tendência a entender a Pedagogia como uma ciência. Consideramos como evidência o fato de a pedagogia lassalista estar estruturada e em contínuo crescimento há mais de trezentos anos e, em todo este tempo, produzindo conhecimento baseado em pesquisas. Sabe-se que uma ciência não surge em um espaço vazio, já existe uma caminhada com muitas contribuições e a ciência vai-se construindo em espaços onde já existem discursos e a partir destas construções, sendo que este crescimento também ocorre nas interfaces que se estabelecem com outras ciências da área da educação. Os autores estudados corroboram o compromisso em fazer pesquisa educacional de qualidade, o que certamente dará maior robustez e melhor estrutura à Pedagogia como ciência da educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDa investigação às práticas: estudos de natureza educacionalpt_BR
dc.rightsOpen Access-
dc.subjectCiências da educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTeorias pedagógicaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleReflexões sobre pedagogia e ciências da educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre Pedagogia e as Ciências da Educação.pdf245,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.