Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2300
Authors: Schinke, Camila Lopes
Jung, Hildegard Susana
Silva, Louise de Quadros da
Title: A influência da família no desenvolvimento escolar da criança inclusiva: um relato de experiência
Keywords: Inclusão escolar;Estímulo familiar;Criança inclusiva
Issue Date: 2021
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará
Citation: SCHINKE, Camila Lopes; JUNG, Hildegard Susana; SILVA, Louise de Quadros da. A influência da família no desenvolvimento escolar da criança inclusiva: um relato de experiência. Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 21, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4169. Acesso em: 16 nov. 2021.
Abstract: Este estudo possui como objetivo refletir sobre a relevância do estímulo da família na aprendizagem da criança inclusiva. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, além do estudo de caso baseado em um relato de experiência. Os resultados indicam relevância na influência causada pela participação da família no desenvolvimento escolar da criança inclusiva e apontam o auxílio psicológico como meio de fortalecimento e aceitação da mesma. Percebe-se, assim, a família como a primeira agência educacional do ser humano, a qual é responsável, principalmente, pela forma com que o sujeito se relaciona com o mundo, a partir do seu posicionamento na organização social. Deste modo, nota-se que é por meio da família que a inclusão se converte a um salto no que diz respeito à ampliação da sociabilidade, autonomia, independência, comunicação e desenvolvimento global.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A influência da família no desenvolvimento escolar da criança inclusiva.pdf550.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.