Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2182
Autor(es): Rocha, Elisangela de Moraes
Paes, Rafael Augusto
Sthal, Gustavo de Moraes
Souza, Andressa de
Título: Cuidados paliativos: cartilha educativa para cuidadores de pacientes oncológicos
Palavras-chave: Cuidados Paliativos;Paciente oncológico;Qualidade de vida;Materiais educativos
Data do documento: 2019
Editor: HCPA
Citação: ROCHA, E. M. Cuidados paliativos: cartilha educativa para cuidadores de pacientes oncológicos. Clinical & Biomedical Research, v. 39, n. 1, p. 41-57, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/85741/pdf. Acesso em: 14 set. 2021.
Resumo: Introdução: O câncer e seu tratamento são impactantes tanto para a família, quanto para o cuidador de paciente oncológico em cuidados paliativos. Como consequência, podem ocorrem várias alterações biopsicossociais e sintomas como ansiedade, fadiga, estresse, exaustão, isolamento social, instabilidade emocional. Esses problemas podem estar associados à mudança da rotina de vida do cuidador em relação ao cuidado oferecido ao paciente. O cuidador, na maioria das vezes, apresenta uma insegurança oriunda aos cuidados proporcionados ao paciente oncológico. Identifica-se que a maioria das vezes as orientações são fornecidas aos cuidadores de forma oral, mas não são fornecidas na forma impressa e nem disponibilizadas em mídias. Desta forma, há a possibilidade da redução da compreensão das informações fornecidas, podendo diminuir a efetividade do cuidado hospitalar, domiciliar e o entendimento sobre os cuidados paliativos. Métodos: Estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas: levantamento bibliográfico e a elaboração da cartilha educativa para cuidadores de pacientes oncológicos em cuidados paliativos. Estudo descritivo sobre a elaboração de uma cartilha educativa em cuidados paliativos. Resultados: O uso do material educativo elaborado visa uma assistência mais humanizada prestada pelo cuidador ao paciente em cuidados paliativos, assim como um conhecimento preciso da magnitude do problema. Conclusão: A cartilha educativa foi elaborada como instrumento capaz de favorecer os cuidadores de pacientes oncológicos em cuidados paliativos sobre os principais sintomas, cuidados e informações que visam amenizar os momentos finais da vida desses pacientes.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
emrocha.etal.pdfOpen Access3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.