Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1676
Autor(es): Jinkoski, Talena Brabo Arero
Título: Intervenção fisioterapêutica precoce em prematuros com até 18 meses de idade corrigida
Palavras-chave: Intervenção precoce;fisioterapia;desenvolvimento;neuromotor;prematuros
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: JINKOSKI, Talena Brabo Arero. Intervenção fisioterapêutica precoce em prematuros com até 18 meses de idade corrigida. 2020. 72 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) – Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1676. Acesso em: 27 maio. 2021.
Resumo: Na atualidade, questões envolvendo a prematuridade são um grande desafio à saúde pública, mesmo com o desenvolvimento na medicina nesta área. Segundo a Organização Mundial de Saúde o percentual de parto prematuro no Brasil, dos nascidos vivos, chega a 12,4% e ainda em ascensão, classificando nosso país como décimo no ranking mundial dos países com mais partos antecipados. São considerados prematuros todos aqueles nascidos com menos de 36 semanas e 6 dias de gestação e com peso inferior a 1.500 gramas, sendo vários são os fatores de risco prematuridade, desde um pré-natal mal acompanhado ou não realizado; pré-eclâmpsia; gestação precoce ou tardia; até condições socioeconômicas e clínicas desfavoráveis. Sabe-se que quanto menor a idade gestacional, maiores são as chances da criança apresentar riscos para atraso de desenvolvimento, devido à imaturidade de seus órgãos e sistemas. Este evento não está associado somente a questões relacionadas à prematuridade, mas também a exploração imprópria do meio inserida. Nesse sentido, um desenvolvimento motor inadequado reflete em prejuízos na vida social e intelectual, onde tal dificuldade irá interferir na realização de atividades cotidianas. Neste contexto, a intervenção fisioterápica surge como uma ferramenta preventiva importante, minimizando riscos de atraso neuromotor. Assim, quanto mais cedo for a intervenção, maiores são as chances de correção do atraso, pois o primeiro ano de vida é de intensa transformação do sistema nervo central, onde o desenvolvimento neuromotor depende de ações e repetições de padrões corretos para sua aprendizagem. A intervenção fisioterapêutica em prematuros consiste em estabelecer um objetivo motor, a partir da idade corrigida, identificando as reais dificuldades motoras da criança. Tal permite o ganho de habilidades, mensurados a partir de instrumento padronizado. Dessa maneira, é possível oferecer à criança condições de experimentação de um desenvolvimento adequado, por meio de técnicas sensório-motoras, além de orientações aos pais como para manter os estímulos e reforçar o vínculo familiar. A pesquisa em questão teve como objetivo avaliar o efeito no desenvolvimento motor de prematuros após um programa fisioterapêutico de intervenção precoce, com até 18 meses de idade corrigida. Para tal realizou análise de correlação entre grupo de prematuros, pareados em sua idade corrigida, expostos a dois tipos de intervenções fisioterapêuticas (motora e sensório-motora), a fim de inferir se uma abordagem foi sobressalente no alcance de marcos motores correspondentes a sua fase do neurodesenvolvimento. Como produto técnico foram criadas contas nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube), a fim de apresentar a sociedade ferramentas de como a fisioterapia pediátrica pode beneficiar o desenvolvimento neuromotor infantil.
Descrição: Avaliar a repercussão no desenvolvimento motor de prematuros após um programa fisioterapêutico de intervenção precoce, com até 18 meses de idade corrigida.
Orientador(es): Vieira, Gustavo Fioravanti
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tbajinkoski.pdfOpen Access4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.