Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1671
Autor(es): Moraes, Liliane Cristina Lobo de
Título: Sustentabilidade e serviço de alimentação: estudo de caso em um restaurante industrial
Palavras-chave: Sustentabilidade;Desenvolvimento Sustentável;Alimentação Fora do Lar;Manual de Boas Práticas
Data do documento: 2019
Editor: Universidade La Salle
Citação: MORAES, Liliane Cristina Lobo de. Sustentabilidade e serviço de alimentação: estudo de caso em um restaurante industrial. 2019. 28 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) – Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1671. Acesso em: 27 maio. 2021.
Resumo: Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do momento presente, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Devido à escassez de dados na literatura sobre os programas de sustentabilidade nas empresas que produzem alimentos fora do lar, esta pesquisa pretende analisar como um restaurante industrial de uma empresa de energia produz suas refeições de forma sustentável, pautada em três dimensões: social, econômica e ambiental. Trata-se de um estudo de caso retrospectivo e de caráter qualitativo. Será realizada a análise do Manual de Boas Práticas da unidade e, a partir da observação não participante, pretende-se verificar se o restaurante pratica as determinações desse manual. O mercado de refeições coletivas movimenta bilhões de reais por ano e, caso a produção desses alimentos não for pensada de forma sustentável, grandes impactos podem ser ocasionados nas três dimensões onde a sustentabilidade se baseia. À luz dos 15 procedimentos pautados em sustentabilidade, descritos no Manual de Boas Práticas deste restaurante industrial, 13 conseguiram ser comprovadamente demostrados na prática deste ambiente. Por meio dos achados do estudo realizado, pode-se observar que a produção e o beneficiamento de alimentos podem ser realizados de forma ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa. As diretrizes da sustentabilidade dialogam com as premissas do restaurante industrial estudado nesta pesquisa, centrado no apoio à produção de alimentos locais, nos promotores da economia local e no desenvolvimento ambiental sustentável. Por conseguinte, identificou-se neste restaurante industrial uma experiência exitosa que deve ser multiplicada, assim como novas pesquisas com base na análise dessas diretrizes devem ser incentivadas, para possibilitar o fortalecimento da sustentabilidade na prática dos restaurantes industriais em geral.
Descrição: A dimensão e a importância do setor na economia nacional podem ser medidas a partir dos números gerados pelo segmento no ano 2018 - o mercado de refeições coletivas como um todo forneceu 13 milhões de refeições/dia, movimentou uma cifra de 19,3 bilhões de reais por ano, ofereceu 210 mil empregos diretos, consumiu diariamente um volume de 7,5 mil toneladas de alimentos e representou para os governos uma receita de 2,6 bilhões de reais anuais entre impostos e contribuições. (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas [ABERC], 2018).
Orientador(es): Miraglia, Fernanda
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lclmoraes.pdfOpen Access588,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.