Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1652
Autor(es): Bendl, André Luís
Título: Associação entre ritmo biológico e medidas antropométricas, índice de massa corporal, com alterações psicológicas avaliadas pela adult self report: estudo de base populacional em adultos residentes na área urbana de um pequeno município do rio grande do sul
Palavras-chave: Obesidade;Índice De Massa Corporal;Depressão;Ansiedade;Ritmo Biológico;Sono
Data do documento: 2017
Editor: Universidade La Salle
Citação: BENDL, ANDRÉ LUÍS . Associação entre ritmo biológico e medidas antropométricas, índice de massa corporal, com alterações psicológicas avaliadas pela adult self report: estudo de base populacional em adultos residentes na área urbana de um pequeno município do rio grande do sul. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) - Universitário La Salle, Canoas, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1652. Acesso em: 25 mai. 2021
Resumo: Obesidade é uma condição anormal de acúmulo excessivo de tecido adiposo que acarreta prejuízos à saúde humana que é definida, conforme a Organização Mundial de Saúde, pelo índice de massa corporal (IMC). Estudos sobre a relação entre IMC e alterações psicológicas têm produzido resultados contraditórios, entretanto um corpo de evidencias moderadas relacionam obesidade e alterações em áreas de humor. Pesquisas têm evidenciado relação entre ritmo biológico e aumento do IMC. Ritmos circadianos afetam a ingestão alimentar em nível e intensidade ao longo do dia. Estudos têm mostrado que a quantidade calórica das refeições, os intervalos pósrefeições e os níveis de saciedade diminuem durante o dia. O aumento do apetite e a preferência por alimentos mais calóricos parecem estar presentes na privação do sono. Este estudo objetivou avaliar a associação entre índice de massa corporal e ritmo biológico (avaliados pela escala BRIAN) com alterações psicológicas (avaliadas pela Adult Self Report) dos adultos residentes em área urbana, de pequeno município do Rio Grande do Sul. Foi conduzido um estudo transversal de amostra com matriz populacional em adultos residentes em área urbana de pequeno município do Rio Grande do Sul. A amostragem foi por conglomerados por múltiplos estágios. A amostra foi composta por 806 adultos, sendo 394 homens e 412 mulheres. Os resultados demonstraram associação entre elevação do índice de massa corporal com elevação dos escores da Escala Brian com as seguintes alterações psicológicas, avaliadas pela escala Adult Self Report – ASR: ansiedade / depressão, isolamento, queixas somáticas, problemas internalizantes, depressão, ansiedade e problemas somáticos, em todas estas escalas o valor de p = 0,0001 (Kruskal Wallis). Em análise de regressão linear múltipla foi mostrado que o IMC se associou de forma independente em todas os dominós alterados, mas a Escala BRIAN foi independente somente nas alterações de áreas de humor. Nossos dados indicam que a elevação do IMC não apenas repercute em acúmulo de tecido adiposo, mas indica também possíveis alterações comportamentais e cerebrais em áreas de humor.
Descrição: Avaliar a associação entre Ritmo biológico (avaliados pela escala BRIAN) e índice de massa corporal com alterações psicológicas avaliadas pela Adult Self Report em adultos residentes em área urbana de pequeno município do Rio Grande do Sul.
Orientador(es): Walz, Júlio Cezar
Coorientador(es): Zanin, Rafael
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
albendl.pdfOpen Access3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.