Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1592
Autor(es): Jung, Éber Gustavo
Título: Educação patrimonial: práticas docentes para a preservação do patrimônio cultural no município de Brochier, RS
Palavras-chave: Educação patrimonial;Patrimônio cultural;Formação de professores;Brochier (RS)
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: JUNG, E. G. Educação patrimonial: práticas docentes para a preservação do patrimônio cultural no município de Brochier, RS. 2020. 129 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1592. Acesso em: 04 maio 2021.
Resumo: O tema desta pesquisa envolve Educação Patrimonial e insere-se na linha de pesquisa em Memória, Cultura e Identidade. A questão norteadora consiste em: Como sensibilizar o olhar de professores da rede pública de ensino para os bens culturais do município de Brochier, RS? Seu objetivo principal é construir, como produto final, um Projeto de Formação em Educação Patrimonial alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para professores das redes municipal e estadual de Brochier. Associados a este, elaborei um Caderno de apoio para o estudo sobre Patrimônio Cultural, um Guia de Bens Culturais do município de Brochier e uma página no Facebook intitulada “Memórias de Brochier” que auxiliarão na formação de professores e no trabalho dos docentes. A pesquisa teve caráter qualitativo, articulando os conceitos de memória, patrimônio e educação patrimonial, conjugando investigação bibliográfica, documental e de campo. Foi possível, a partir da análise das narrativas e dos dados levantados, a proposição de intervenção de formação de professores em educação patrimonial e a compreensão, de que é necessária, a construção de uma comunidade de conhecimento com professores e alunos, disposta a escutar moradores e a construir conhecimentos sobre o patrimônio cultural de Brochier.
Orientador(es): Graebin, Cleusa Maria Gomes
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
egjung.pdfOpen Access10,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.