Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSpohr, Fabiele Lermen-
dc.date.accessioned2021-01-20T18:33:49Z-
dc.date.available2021-01-20T18:33:49Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSPOHR, Fabiele Lermen. A relação entre consciência fonológica, alfabetização e letramento na perspectiva da memória social de professoras alfabetizadas. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1443. Acesso em: 20 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1443-
dc.description.abstractEste trabalho se insere no campo interdisciplinar das memórias sociais, cujas narrativas sobre as práticas de professoras alfabetizadoras pretendeu evocar a importância de utilizar estratégias e habilidades da consciência fonológica junto às crianças em fase de alfabetização. Foram analisadas as evidências de narrativas metodológicas de alfabetização e letramento, sob o viés das memórias sociais de um grupo de professoras alfabetizadoras de uma escola privada. Quanto à viabilidade da pesquisa, esse trabalho contemplou as memórias sociais de um grupo selecionado de professoras evidenciando suas metodologias de alfabetização e letramento. A investigação, de cunho qualitativo, foi baseada em entrevistas semiestruturadas, de modo presencial e online, com seis professoras de pré-escola e de alfabetização. Assim, foram analisadas as metodologias empregadas para o processo de alfabetização e letramento, bem como, seus conhecimentos sobre a importância da consciência fonológica neste processo. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica e documental, além da apresentação dos sujeitos entrevistados. A análise de conteúdo destaca as metodologias e memórias do processo de alfabetização. Foi evidenciada, através das narrativas memoriais metodológicas de alfabetização e letramento, sob o viés das memórias sociais das professoras alfabetizadoras, a necessidade de compreender a importância da inserção da consciência fonológica no processo de ensino da alfabetização e letramento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.titleA relação entre consciência fonológica, alfabetização e letramento na perspectiva da memória social de professoras alfabetizadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorRosa, Lúcia Regina Lucas dapt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturaispt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.contributor.advisorcoAraújo, Margarete Peneraipt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flspohr.pdf4,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.